Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sábado, 28 de maio de 2011

O meu silêncio tem sido longo mas não é esquecimento…

O dia continua a ter vinte e quatro horas… e as ocupações surgem, umas atrás das outras, com necessidade de resposta quase imediata…o que por vezes me deixa sem uns minutos para dar notícias…
Graças a Deus está tudo bem…
…foi preciso elaborar quatro testes e três PGI (provas gerais internas) …dar aulas; enviar umas fotos para responder ao pedido da FEC que quer fazer a Agenda de 2012; preparar umas surpresas para a festa de aniversário do Superior desta comunidade; alimentar os nossos “pastorinhos”… e… tudo o mais que em cada dia acontece…
Aqui ficam algumas fotos destes momentos:
O Pe. Nuno fez 37 anos no dia 26 de Maio, aqui fica a mensagem de aniversário que escrevi para ele (para que outros Voluntários ou candidatos a Voluntários dêem comigo graças a Deus por este Superior que já abriu as portas da sua comunidade a vários Voluntários) :

PARABÉNS, Sr. Pe. Nuno... MAGNIFICAT!

Neste dia especial dou graças ao Senhor pelo DOM da sua Vida entregue ao serviço do Reino, de forma tão generosa, criativa e perseverante...
Como Maria, podemos cantar: " O Senhor fez/faz em mim/e por mim maravilhas, SANTO É O SEU NOME!"Estou muito grata por o ter conhecido, por me ter "aberto as portas” da sua comunidade durante este ano e por poder partilhar a Vida e a Missão consigo, aqui na Calheta.
CONTINUE a pôr a render os muitos dons que o Senhor lhe concede e não desista...nunca… de ajudar o povo que lhe está confiado a ser, cada vez mais, fiel a Deus.
CONTINUE a ser um SACERDOTE, um MISSIONÁRIO, um RELIGIOSO, um HOMEM,
F E L I Z e F I E L, procurando crescer em santidade e responder sempre à vontade de Deus…. O mundo, a Igreja, a sua Congregação, precisam MUITO daqueles que têm ideais e, de forma perseverante, procuram vivê-los…
Conte com a minha oração, amizade e colaboração…

A sua mãe veio de Portugal para lhe fazer uma surpresa, e, pela primeira vez em quase treze anos, veio sem ele saber (é claro que fui eu que ajudei a preparar a grande acontecimento) e chegou na noite anterior ao aniversário…
No meio de muito cansaço…imaginem a alegria deste missionário que vê a mãe aparecer à sua porta para o abraçar… Bendito seja Deus, que tornou possível este presente tão especial…
Houve outro presente também muito bom… com ajuda da família consegui organizar uma mensagem com fotos desde o seu nascimento, passando por todos os momentos mais significativos da sua vida, para vermos ao serão; outra mensagem em PowerPoint com fotos deste último ano e um conjunto de mensagens de parabéns que imensos amigos enviaram…
Aqui as festas são muito calmas…o mais importante é mesmo valorizar as coisas boas…foi um serão muito bonito… e permitiu-nos dar graças a Deus pelo dom desta Vida entregue e gasta ao serviço do Reino e da Missão….
No mesmo dia, à tarde, fui com a mãe do aniversariante, visitar os “nossos pastorinhos”. Esta semana fomos os únicos que lhe levámos leite e eu sabia que a lata tinha terminado. Chegámos lá e, pela primeira vez, encontrei-os todos a dormir… como ficámos um bocadito a conversar com os pais e os irmãos eles lá acordaram. As fraldas que levámos entraram logo em acção, levávamos um fatinho para cada um, vindo(s) de Portugal, e a irmã quis logo vesti-los com os fatos novos para eu lhes tirar uma foto…. Aqui fica, vejam como estão crescidos… e bonitos… E o leite… ia ser já para o lanche porque antes de eu chegar já tinham comido papa de milho (a única coisa que tinham para comer…)

         OBRIGADA, àqueles que connosco têm colaborado… são as latas de leite, as fraldas, o carinho e a oração que levamos, que estão a ajudar a crescer estes bebés.

   Aqui fica também o meu último penteado, vejam como estava "bazofa"...


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ajudar quem precisa...
                    sempre que é preciso...

Os "nossos pastorinhos" fazem três meses e receberam presentes... Vejam como estão lindos e bem instalados...
Aqui..., os irmãos mais velhos não brincam com brinquedos, brincam com os mais novos...é muito mais interessante do que brinquedos...

domingo, 15 de maio de 2011

Disse o Papa Bento XVI, neste 48º Dia das Vocações, Domingo do Bom Pastor:


"Eu vos convido, portanto, a uma especial oração pelos bispos - incluído o Bispo de Roma! -, pelos párocos, por todos aqueles que têm responsabilidades na condução do rebanho de Cristo, para que sejam fiéis e sábios ao levar a cabo seu ministério".
Aceito o desafio do Papa? Ou esqueço-me de o fazer?

sábado, 14 de maio de 2011

48º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
(15 DE MAIO DE 2011 - IV DOMINGO DE PÁSCOA - DOMINGO DO BOM PASTOR)

Tema da mensagem do Santo Padre: «Propor as vocações na Igreja local»

«A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 36-38).


(...) Ajudai os Bispos, os Sacerdotes, os Diáconos, as pessoas consagradas e todos os baptizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. (in: Oração pelas vocações - Papa Bento XVI)

OBRIGADA, a todos os meus amigos que se esforçam por ser bons Pastores, Pastores segundo o Coração do BOM PASTOR!

A vossa generosidade chegou a Espinho Branco, à Escola Nha Mita Prêra...


Na passada 5ª feira estive em Espinho Branco a trabalhar com as turmas do 4º, 5º e 6º ano(s). Normalmente os miúdos ficam animados quando eu lá chego porque há sempre alguma actividade diferente para fazer no âmbito da Língua Portuguesa. Desta vez, os professores ficaram ainda mais contentes, porque levei alguns caixotes com material escolar, manuais, flautas, livros de leitura recreativa e outras coisas que vieram no contentor que chegou de Portugal e vai ser uma boa ajuda para uma Escola que tem tão pouca coisa. No fim das nossas actividades serão ainda entregues prémios individuais a todos os alunos. Todos ficaram muito agradecidos e felizes e eu faço-vos chegar o agradecimento deles deixando aqui estas fotos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

É dia 13 de Maio... e eu aproveito para vos dizer:


"Os nossos pastorinhos" já foram baptizados..

    No sábado passado fui visitá-los, de surpresa, e levar leite (comprado com a generosidade de alguns de vós...)... a mãe mostrou-me a lata que estava vazia e disse-me que já lhes tinha dado água com açúcar, para os alimentar... Eu estava a chegar, com uma lata de leite, e esta foi mais uma das vezes em que me impressionou a acção da Providência Divina... que se faz PRESENTE, na vida da humanidade, através daqueles que estão disponíveis...

    A Fátima, a segunda filha mais velha, perguntou-me logo se eu tinha máquina para tirar fotografias aos bebés com o fato do baptizado. Dois dormiam e a Lúcia já estava acordada.
 Rapidamente deram-lhe um banho e vestiram-lhe  o traje de festa. O mesmo aconteceu aos outros dois que foram acordando... Parece que já fui nomeada "fotógrafa" oficial "dos três pastorinhos" e, no meio de grande animação, lá tirámos algumas fotos que hoje aqui deixo porque sei também vão gostar de as ver.
ALEGREMO-NOS!
OBRIGADA àqueles que já os ajudaram...


sábado, 7 de maio de 2011

DOMINGO III DA PÁSCOA

Leiam com atenção o cartaz e vejam qual é o acontecimento que hoje vamos viver.


“Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32)

Os discípulos de Emaús, deixam Jerusalém com desânimo e sabor a derrota. A sensação de que o projecto de Deus em que acreditaram na pessoa de Jesus tinha ruído.
Porém, Jesus, não está preso no poder da morte; tornou-se O acompanhante da humanidade. Afinal a morte de Jesus que deixara os discípulos desorientados, tornar-se-ia na própria chave de leitura de todo o Antigo Testamento. Também a cada um de nós já aconteceram ou acontecem situações de vida em que a luz parece ter desaparecido do horizonte. O coração arde cá dentro quando, ouvindo a Sua Palavra, nos damos conta que Jesus Ressuscitado caminha connosco e na intimidade da Eucaristia e da Oração nos revela que mantém o chamamento e nos quer como suas testemunhas. Estejamos atentos aos seus sinais!
P. José Traquina
In: Portas de NªSª do Amparo (Boletim Semanal da Paróquia de Benfica-Lisboa)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

As meninas do Colégio partiram, cheias de saudades... 
                            por aqui…a vida continuou com MUITOS desafios…

Ficaram os caixotes, muitos caixotes (graças a Deus), com o fruto da generosidade de muitos…
Mas... é preciso tempo e boa vontade para desencaixotar e organizar as coisas...

Agora todas as horas livres que tenho são para carregar, abrir e orientar, os caixotes que vieram…
Gostaria muito de conseguir organizar e encaminhar tudo isto…para que, o mais rapidamente possível, as coisas pudessem chegar ao destino… e têm destinos diferentes…mas são precisas muitas horas para orientar tudo isto… e há tudo o resto para fazer: aulas e trabalhos; Espaço...Ler e ...Aprender (esta semana o público foi o dos 2 aos 5 anos de idade - foi muito divertido); Alunos Bolseiros; uma das minhas alunas, com 17 anos, teve uma bebé e fui visitá-la(s) e levar algum enxoval para a criança...porque tinha pouquinhas coisas...desafiar alguns a ajudarem os nossos "três Pastorinhos"... e AGRADECER aos que se vão disponibilizando para ajudar...


 
Chegaram pessoas de Portugal e, com a ajuda económica que alguns já deram, trouxeram leite para os "nossos" bebés... aqui fica o seu sorriso agradecido e o meu OBRIGADA!
É MUITO BOM saber que podemos contar com outros que dão as mãos às nossas necessidades e nos ajudam a ajudar quem precisa...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ATENÇÃO:  
Há Projectos e PROJECTOS ... em Área de Projecto

(Tinha pedido às alunas do Colégio Calvão para partilharem a sua experiência entre nós. Embora um pouco atrasado, parece-me importante incluir este texto, porque mostra que quando há objectivos...o impossível...torna-se possível!)

Nós somos um grupo de alunas do Colégio Diocesano Nossa Senhora da Apresentação (Calvão – Portugal) e no âmbito da disciplina de Área de Projecto resolvemos fazer um pouco mais pelos que necessitam. Para isso, fizemos campanhas de recolha de material escolar, roupas, materiais de higiene, e realizámos também actividades para conseguir dinheiro que foi utilizado na compra de uma fotocopiadora para a Escola Padre Moniz. O nosso grupo fez também vários peditórios e actividades com o intuito de conseguir o dinheiro para as passagens aéreas, dado que o objectivo final do nosso projecto era realizar uma semana de voluntariado na Calheta de São Miguel – Cabo Verde.
Depois de 7 meses a trabalhar sem cessar para conseguir atingir e realizar o nosso objectivo, partimos na quinta-feira, dia 14 de Abril para a aventura na Calheta e passámos 8 dias com esta fantástica comunidade que nos acolheu como se fossemos da família.
Vínhamos preparadas para fazer várias actividades com a comunidade, desde trabalhar no “Espaço ler e aprender!” com crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos e com as aspirantes religiosas, motivar os alunos das escolas Padre Moniz e Nha Mita Prêra a falar e escrever a Língua Portuguesa, participar nas práticas religiosas da época, trabalhar com os escuteiros e ainda visitar o Tarrafal e toda a parte histórica envolvente.
                Partimos na sexta-feira dia 22 de Abril à noite o que nos custou imenso, dado que a vontade de ficar era superior a tudo o resto. Levámos 20kg na bagagem e muitas questões pendentes mas connosco trouxemos muito mais do que os 20kg que levámos, porque daquela viagem ficaram marcadas nos nossos corações muitas recordações e sorrisos que nunca vamos esquecer. Nem os 10GB de fotografias e vídeos conseguirão mostrar aquilo que os nossos corações sentem depois de todos os momentos e experiências que vivenciámos e partilhámos com a comunidade da Calheta em apenas uma semana.
E foi sem dúvida, a melhor semana das nossas vidas pois “Cadjeta - Terra Sabi”.