Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















domingo, 10 de julho de 2011

ACTUALIDADE

A SEMANA: Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Campanha "Limpar Cabo Verde" para dar combate à Dengue 08 Julho 2011
Com o aproximar da época das chuvas, Cabo Verde está em campanha de limpeza geral. O objectivo é travar a proliferação dos mosquitos transmissores da Dengue e do Paludismo. Para tal, o Governo decretou tolerância de ponto nesta sexta-feira, dia 8, com a iniciativa a ter continuidade nos dois dias seguintes.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Depois de terminar as aulas;
corrigir testes e PGI’s (Provas Globais Internas);  

depois de fazer vigilâncias (e foi uma experiência marcante…); depois de fazer cálculos e lançar classificações…tentando desesperadamente fazer render ao máximo os 20% da avaliação contínua (porque os outros 80% são atribuídos aos testes) …

depois de tudo isto … seja em que parte do mundo for…o professor respira de alívio e sente-se LIVRE!

Apetece-lhe saltar de alegria…

Voar sem rumo…

Lançar foguetes…

Dar graças a Deus…

E aproveitar, ao máximo, os dias que Deus ainda me der para viver nesta terra, com este povo, nesta experiência tão única e tão NOVA!
 



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Continuamos em ACÇÃO DE GRAÇAS...
Hoje faz doze anos que o "nosso" Missionário, Pe. Nuno, superior da comunidade, foi ordenado Diácono...é, por isso um dia especial... dia em procuramos parar um pouco mais para reflectir, celebrar e agradecer as MARAVILHAS que o Senhor faz na nossa vida...sem temer as nossas fragilidades e as nossas limitações... Ele, o Senhor, é fiel! Ele torna possível o nosso SIM!
Curiosamente, porque a Palavra de Deus é viva e actuante...hoje, a primeira leitura diz, em Gn. 28,15: " Eu estou contigo: proteger-te-ei para onde quer que vás (...) Não te abandonarei, enquanto não tiver realizado tudo o que te prometi." Realmente, a esta prova grande do amor e da fidelidade de Deus, só podemos responder como o salmista: "Senhor, meu Deus, em Vós confio." Sl 90(91)

PARABÉNS a estes três Sacerdotes que procuram servir o Senhor e a Sua Igreja, em Cabo Verde!

(Quando foram ordenados, há doze anos, eu não conhecia nenhum deles mas já rezava por todos os Sacerdotes e pela sua santificação, por isso, já rezava por eles, mesmo sem os conhecer... agora, que os conheço, pareceu-me interessante divulgar aquilo que na altura foi escrito a propósito deste acontecimento...)








domingo, 3 de julho de 2011

3 de Julho de 1999 - SIM/FIAT... já passaram doze anos...


Vejam se conhecem este "rapazinho" que a 3 de Julho de 1999 fez a sua Profissão Religiosa, aqui na Calheta de S. Miguel?
Dêmos graças a Deus por estes doze anos de entrega generosa e de serviço à Igreja, à Humanidade e à sua Congregação. Que o Divino Espírito Santo e o Imaculado Coração de Maria, aos quais está consagrado, façam dele um MISSIONÁRIO, um RELIGIOSO e um SACERDOTE, cada vez mais fiel a esse SIM, dado há doze anos e repetido em cada dia...com um desejo crescente de fidelidade!
Conte com a minha oração e amizade! MAGNIFICAT! PARABÉNS!

É que o "rapazinho" da foto anterior é superior desta comunidade e pároco desta paróquia desde 2007.
Nas celebrações de ontem e de hoje realizou a bênção das sementes, agora que o povo está a começar as sementeiras e conta com a bênção de Deus para que o tempo seja favorável e a chuva venha tornar possível o normal desenvolvimento das mesmas.

Durante a semana o trabalho continuava...

As aulas tinham terminado e os alunos faziam PGI's (Provas Gerais Internas). Era preciso vigiar as provas, (como disse a alguém o meu curriculum  ficou "enriquecido" com as diferenças metodológicas que aqui encontrei), começar a corrigir as provas e avançar com tudo aquilo que são as actividades normais da vida de uma Voluntária Missionária...que é professora, leiga e mulher...

Durante esta semana que começou com a Solenidade do Corpo de Deus, tivemos ainda a Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, (o Santo Padre fez 60 anos de Ordenação Sacerdotal e pediu que rezassemos por ele), a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é também assinalada pela Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Houve aqui um tempo de oração/adoração na Paróquia que me convidaram a orientar e eu aceitei porque considero MUITO importante rezar pela santificação dos Sacerdotes pois o mundo e a Igreja precisam de Sacerdotes santos.
Obrigada à Sonzinha e à Sílvia que me ajudaram com os cânticos... e, na 6ª feira houve renovação do consagração/compromisso do Apostolado da Oração.

No sábado celebrou-se a Solenidade do Imaculado Coração de Maria e, porque estou numa casa Espiritana, e esta é a segunda festa mais importante para a Congregação, até conversámos sobre o significado que tem para eles serem consagrados ao Sagrado Coração de Maria - um Coração eminentemente apostólico. Ainda no sábado, fui testemunha do primeiro matrimónio que vi celebrar aqui entre dois jovens que iniciam agora a sua vida familiar e que, por isso mesmo, ainda não têm filhos. Foi novidade para mim, todos os casamentos a que já tinha assistido aqui eram de casais mais velhos, que já viviam juntos há muito tempo e já tinham filhos crescidos. Parabéns a estes jovens que souberam "remar contra a maré"  e marcaram a diferença iniciando a sua vida familiar com a celebração do sacramento do Matrimónio. Cabo Verde precisa mesmo de famílias cristãs...que se procurem assemelhar com a família de Nazaré...a realidade familiar aqui por estas paragens é complexa e, nem sempre...muito cristã!
Foi uma semana cheia de solenidades e muito rica liturgicamente... 


Espinho Branco - Escola do EBI Nha Mita Prêra
Dia de actividades e... muitos prémios

Como já vos contei, fui apresentada  a esta simpática escola da paróquia pelo seu padrinho e pároco, Pe. Nuno, que me pediu que colaborasse com eles no que respeita à Língua Portuguesa, de modo especial com os alunos do 6º ano, finalistas, que no próximo ano lectivo transitarão para o Liceu de s. Miguel, aqui na Calheta.
Participei no Dia da Escola, em Fevereiro, e, a partir daí, fiz um programa intitulado: Ler e Escrever...para Aprender... que visava motivar os alunos para a Língua Portuguesa utilisando-a de forma mais lúdica.
Inicialmente ficou combinado que iria trabalhar com as duas turmas do 6º ano mas...muito rapidamente os professores do 5º e do 4º ano mostraram também o desejo de que eu trabalhasse com os seus alunos, uma vez que estas turmas também tinham aulas no período da tarde. Em seguida, foram os da manhã que também pediram para estar com os seus alunos, e vi-me, de repente, com oito turmas para dinamizar.
Decidi então ir uma tarde de 5ª feira e um dia completo de 2ª f, por mês, para trabalhar com todas as turmas. Com o 4º, o 5º e o 6º ano(s), estava duas vezes por mês, meia hora cada vez, com os mais pequenos, só uma manhã por mês.
As actividades foram simples mas engraçadas e todas as turmas, sem excepção, foram reagindo bem às sugestões que iam sendo feitas... Trabalhei com eles de Março a Junho. Logo em Março, quando cá estiveram as alunas do Colégio Calvão e o Prof. Jorge, passaram lá um dia comigo e assumiram ajudar também, na medida do possível, a colmatar algumas lacunas da escola ao nível de material escolar...
O nosso trabalho decorreu bastante bem e, em paralelo,  sensibilizámos algumas escolas de Portugal: Pe. António Vieira, Agrupamento de Escolas de Cadaval, Colégio Calvão e vários particulares que, corresponderam ao nosso desafio e  enviaram, generosamente, material escolar para as necessidades que iamos sentindo...
A Escola correspondeu também com muito ânimo às propostas que foram feitas e o seu corpo docente criou a letra para o Hino da Escola que entretanto nasceu e foi musicado por uma pessoa de boa vontade, a Francisca.
Bem, 27 de Junho, era o dia de actividades que "encerrava" o ano lectivo e tinha gerado muita expectativa nos alunos porque tinha sido anunciado que haveria prémios para muita gente.
Andei vários dias a distribuir o material escolar vindo de Portugal, por 214 alunos da Escola Nha Mita Prêra, fazendo "kits" individuais com prémios para todos os alunos e alguns, um pouco mais recheados, para os melhores alunos de cada turma, que entretanto tinham sido identificados pelos respectivos professores.

Assim, por volta das 10h do dia 27 de Junho, lá cheguei à escola carregada de caixotes com prémios, um por turma: oito turmas de espinho Branco e três da Achada de Espinho Branco, que também pertencem ao Pólo e com quem não consegui trabalhar.

Toda a Escola estava mobilizada, o Gestor, profº José Carlos, os professores, os alunos, alguns Encarregados de Educação e eu - Voluntária - lá estavamos alegres e felizes!
O programa incluia teatro feito pelos alunos, o Hino da Escola que se cantava pela primeira vez, concurso de leitura, declamação de poemas, música, jogo dos sentimentos (elaborado pelos alunos), MUIIIIITOS prémios, para todos os alunos e um  miminho para os professores.
Coube-me a tarefa de orientar o concurso de leitura e ser membro do júri, para além de ser "representante" de todos aqueles que tinham enviado material escolar de Portugal, e, nessa qualidade distribuir prémios a toda aquela gente.
Li, à comunidade escolar, a carta que o prof. Jorge e o Colégio Calvão enviaram e deixo-a também aqui: "Aos nossos queridos amigos da Escola Nha Mita Prêra de Espinho Branco. Ao director, prof. Zé Carlos, a todos os professores, alunos e funcionários deixamos o nosso abraço muito forte. A vossa Escola é um lugar muito especial. Vai ficar, para sempre, gravada nas nossas lembranças. Ainda mais, agora temos a responsabilidade de nos tratarmos como irmãos e por isso acreditamos que os nossos laços nunca terminarão. Essas pequenas doações, que deixámos na Calheta para vos serem entregues, são apenas o primeiro passo de um caminho de partilha que, esperamos, tenha muito futuro. O nosso Colégio de Calvão já tem, por todos vocês, um grande carinho. O nosso grupo foi porta-voz de tantas coisas bonitas que aconteceram entre nós e vocês. As imagens e as gravações que mostrámos fizeram com que toda a nossa Escola já vos conheça e tenha assumido o apoio à Escola Nha Mita Prêra. É por aqui que queremos construir caminho, no futuro. Faremos os possíveis para ajudar a vossa Escola a ser um lugar agradável onde todos se possam sentir bem. Só vos pedimos que não nos esqueçam e que retribuam as nossas pequenas partilhas com muita dedicação ao estudo. Professores, alunos e funcionários, que todos façam os seus deveres com responsabilidade. Só assim as nossas crianças poderão preparar, na Escola, o que irão ser amanhã. E para isso é necessário não esquecer todas as aprendizagens, em especial o conhecimento da Língua Portuguesa que a Professora Paula teve tanto cuidado para desenvolver ao longo deste ano.
Muito sucesso no fim-de-ano, boas férias a todos e no próximo ano escolar contamos com notícias vossas para que possamos continuar a alimentar esta partilha. Fiquem com o nosso apoio e a nossa Amizade.
Saudades a todos e a todas,
Os amigos e amigas  do Colégio de Calvão"
Depois de tudo isto passou-se ao lanche que a Escola, simpaticamente, tinha organizado e viemos cansados e felizes para casa, com algumas fotos novas e muitas ideias...porque ainda falta uma última tarefa, muito importante: elaborar o primeiro número do Jornal Escolar que se vai chamar: CAMINHANDO JUNTOS!
Aqui ficam algumas fotos que partilhamos com aqueles que nos ajudaram, para que se sintam também participantes neste projecto conjunto e neste dia festivo. 
























Feiras, Festas, FESTAS e FESTAS...

Nestes dias de silêncio, a vida foi intensa... por isso é que houve silêncio...  mas, muita coisa aconteceu... e coisas boas...que podem ser partilhadas!

Tivemos duas feiras missionárias...


Festas populares...
a Santo António, na Ribeireta...


em seguida... foi-se embora a mãe do nosso missionário... BEM HAJA, D. Clarinda por ter vindo até junto de nós...foi BOM a sua presença amiga e empenhada...foi uma boa aliada... as boas surpresas só se conseguem com bons aliados... 
Agora, continua a ser como sempre... "missionária de retaguarda" acompanhando, com muito empenho e oração, a vida do missionário que nasceu na sua família, a de toda a comunidade e a da Igreja...

a S. João, em Ponta Verde...
e a S. Pedro, em Achada do Monte...

celebrei o meu aniversário...
geograficamente longe da família e dos amigos de sempre, (que se fizeram próximos - Obrigada a todos)... mas ... numa Solenidade muito especial para mim, como nunca tinha acontecido, e junto de novos amigos que se esforçaram por me dar algum mimo e fazer desse dia...aquilo que ele realmente é...UM DIA DE ACÇÃO DE GRAÇAS PELO DOM DA VIDA!


As Cores dos Amigos
Amigos são "cores", cada qual com seu matiz,
e um jeito sempre muito marcante.
Há o Amigo "cor verde" :
é aquele que em tudo ressalta a beleza
da Vida e põe esperança nela.
Ele nos ergue !

Há o Amigo "cor azul" :
ele sempre traz palavras de paz e de serenidade,
dando-nos a impressão, ao ouvi-lo,  de que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar.
Ele nos eleva !
Há o Amigo "cor amarela" :
ele nos aquece, assim como o sol;
faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho  das estrelas bem ao alcance das nossas mãos.

 Há o Amigo "cor vermelha" :
é aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue.
Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem.
É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor.

 Há o Amigo "cor laranja" :
ele nos traz a sensação de vigor, saúde,
 enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento.

Há o Amigo "cor cinza" :
ele nos ensina o silêncio, a internalização e o autoconhecimento.
É um indutor a pensamentos e reflexões.
Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos.

Há o Amigo "cor roxa" :
ele traz à tona nossa essência majestosa,
como a dos reis e dos magos.
Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria.

 Há o Amigo "cor preta" :
ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro,
com palavras geralmente duras,
atinge-nos sem "anestesia" e, com boas intenções,
leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida.

... E há o Amigo "cor branca" :
esse nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos.
Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros,  têm verdades aprendidas para partilhar conosco.

Não importa qual é a tua cor…mas obrigada pela tua AMIZADE!

Eu desejo que a nossa vida seja um ARCO-IRIS de AMIGOS!

É BOM aprendermos a viver do essencial...e deixarmos aquilo que não faz falta e "estraga" o que é realmente importante... por isso, este aniversário foi  muito especial, como tem sido TUDO ao longo deste ano...

tem havido Primeiras Comunhões e Baptismos de crianças e adolescentes por vários lugares da Paróquia...realizados com exigência e procurando ajudar a crescer na fé, aqueles que recebem estes sacramentos, as respectivas famílias e as comunidades locais às quais pertencem.