Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Igreja celebra hoje o Beato Daniel Brottier Cssp (1876 - 1936)

"Nada é forte como a oração".
" Sede santos, como Jesus é santo; é o único meio de resgatar e santificar as almas." (N.D. XIII, 144)


http://www.youtube.com/watch?v=AvN3_DnJulw&feature=related

O Papa João Paulo II beatificou o P. Daniel Brottier a 25 de Novembro de 1984.
Senhor! Tu deste ao teu servo Daniel um coração cheio de ternura pelos pobres. Concede-nos pela sua intercessão, amar os nossos irmãos como tu mesmo nos amaste.
 Catedral-Monumento souvenir Africain - Dakar/Senegal

 Les Apprentis d'Auteuil - Chantier International - Senegal 2011 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cardeal-patriarca pede «fidelidade» aos cristãos


Lisboa, 27 fev 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa desafiou a comunidade cristã a uma relação de “fidelidade” com Deus, durante a sua primeira catequese quaresmal, proferida este domingo e dedicada a todos quantos se preparam para receber o batismo.
Ser cristão “é uma longa caminhada que acaba por ser uma longa batalha de fidelidade”, no meio de uma sociedade que “não conhece” a mensagem de Cristo “ou que não a toma a sério”, realçou D. José Policarpo, na Sé de Lisboa.
Numa sessão inserida não só na preparação para a Páscoa mas também no âmbito da ‘Missão Metrópoles’ - uma iniciativa dedicada à Nova Evangelização que conta com 12 cidades europeias, entre elas a capital portuguesa - o cardeal-patriarca reforçou a importância de os crentes viverem e transmitirem a sua fé “com ardor e convicção”.
Para D. José Policarpo, os cristãos têm a “responsabilidade enorme” de fazer “transbordar” o Evangelho, aquilo em que acreditam, “das paredes da catedral para as paredes da cidade onde estão inseridos”.
Só assim é que poderão chamar aqueles “que ainda não tiveram a alegria de se sentirem atraídos por Jesus, o gosto de se reconhecerem naquela Palavra”, salientou.
“Este encontro com Jesus pode fazer-se de muitas maneiras, cada um tem a sua história pessoal”, reconhece o cardeal-patriarca, lembrando no entanto que “é na Igreja”, através do “testemunho” diário e da vivência dos sacramentos, que essa relação se fortifica e permite tocar a vida de outras pessoas.
“No batismo e sobretudo na confirmação e Eucaristia, torna-se muito claro que ser cristão é um ato de amor”, disse D. José Policarpo aos catecúmenos, incentivando-os a aceitarem a proposta de Deus, “que é sempre um projeto de salvação”.
A Quaresma, que começou na última quarta-feira com a cerimónia de imposição das cinzas, é um período de 40 dias - excetuando os domingos -, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.
JCP

sábado, 25 de fevereiro de 2012

1º Domingo da Quaresma

DEIXA-TE GUIAR PELO ESPÍRITO


http://www.youtube.com/watch?v=y-2FqVYYGYk

Hoje, esforçar-me-ei em rezar ao Pai, como Jesus.
Hoje, tentarei ser humilde, como Jesus.
Hoje, quero ser mais pobre, como Jesus.
Hoje, quero ser mais irmão, como o faria Jesus.
Hoje, vou olhar os outros com os olhos de Jesus.
Hoje, perdoarei sinceramente, como o fez Jesus.
Hoje, visitarei alguém que está doente, vendo nele o próprio Jesus.
Hoje, comungarei mais Jesus.
Hoje, estarei sempre aberto à presença de Jesus.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012





MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
PAPA BENTO XVI
PARA A QUARESMA DE 2012
«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras» (
Heb 10, 24)
Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Os nossos repórteres no local enviaram-nos fotos da festa que prepararam para o 1º aniversário dos pequenos gémeos.
Até a pastelaria da capital ofereceu um lindo bolo.
Foi dia grande, de Acção de Graças. A mãe, com quem falei telefonicamente, estava FELIZ! Para aqueles que quase nada têm TUDO é DOM de DEUS! Aqui fica a partilha com os amigos que ainda não viram a festa no facebook.
Rezemos por estes bebés e peçamos a intercessão dos seus padroeiros, Pastorinhos de Fátima, que a Igreja celebra a 20 de Fevereiro.
 (quarto novo)







domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os "nossos pastorinhos" fazem hoje um ano. PARABÉNS, a cada um deles, e a todos os que os têm ajudado a crescer!

Chamam-se Lúcia, Francisco e Jacinta, conheci-os quando estava em Cabo Verde, na Calheta de S. Miguel, como Voluntária Missionária, a mãe, apareceu na paróquia a pedir ajuda para alimentar os seus bebés (os mais novos de oito filhos) e o pároco, Pe. Nuno, “delegou” em mim a ajuda que a paróquia podia proporcionar.
A partir desse momento, passei a visitá-los semanalmente e senti-me “instrumento da misericórdia de Deus” ao levar-lhes o alimento de que necessitavam para poderem crescer saudáveis. Alimento esse que era proporcionado, muitas vezes, pela generosidade de amigos portugueses que enviavam dinheiro para os alimentarmos. Os seus sorrisos generosos de bebés que iam crescendo era o agradecimento a todos nós.
Vi-os crescer até Julho e deixei-os com muita saudade, mas desde que regressei, outros continuaram essa ajuda que nós, à distância, vamos alimentando.


Hoje, os “nossos pastorinhos” celebram o seu 1º aniversário!
Enviámos papas, uma roupa nova, a nossa amizade e a nossa oração para que tenham aquilo de que precisam e cresçam saudáveis!
O Pe. Nuno fez algumas obras em casa deles para que cresçam com melhores condições e nós… dentro do possível, continuaremos a ajudar!
A todos aqueles que ao longo deste primeiro ano da sua vida os têm ajudado a crescer, o nosso obrigada!
PARABÉNS, aos “nossos pastorinhos”, que sejam muito felizes!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

UM ANO DE VIDA…
… alimentada pela misericórdia de Deus!

Durante a Campanha de Natal, na Escola a que pertenço, conseguimos reunir vários pacotes de papa para enviar para Cabo Verde para os nossos pequenos gémeos.

A viagem é longa mas o contentor já chegou e com ele o nosso desejo de que aquelas crianças tenham sempre o necessário para crescerem fortes e saudáveis. Curiosamente, estes pacotes de papa e não só, vão chegar até eles nestes dias que antecedem o seu primeiro aniversário.
Demos graças a Deus que cuida daqueles que Lhe pertencem e encaminhou esta mãe para a paróquia de S. Miguel, pedindo ajuda aos Missionários, quando viu que estava com dificuldades para sustentar os seus três gémeos.
Obrigada a todos aqueles que ao longo destes meses, têm enviado, de Portugal, o seu contributo para que estes bebés cresçam com o necessário.
Obrigada àqueles que, no terreno, continuam a ajudá-los, sendo para esta família rosto vivo da Providência Divina!
Eles CONTINUAM a PRECISAR DA NOSSA AJUDA!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A todos os meus amigos/irmãos que vivem a sua vocação de consagração, ao serviço do Reino, aqui fica o meu desejo de que sejam testemunhas radiosas e fiéis do amor gratuito de Deus para os nossos tempos.
Unida em oração, desejo que rezem com Libermann, neste seu dia:
“Santo e adorável Espírito,
Fazei-me escutar a vossa amável voz,
Refrescai-me com o vosso divino sopro.
Quero ser para Vós como leve pena,
A fim de que o vosso sopro
Me conduza para onde quiser
E eu não lhe ofereça
A menor resistência”
Francisco Libermann (12/03/1802 – 02/02/1852)
http://www.youtube.com/watch?v=tQ8vL4oG8c8&feature=share - Libermann