Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















domingo, 10 de agosto de 2014














COMUNICADO FINAL

 Conscientes de que a “primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus e a experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-l’O cada vez mais” (E.G. nº 264) os professores reunidos no 53º Encontro do MOMIP, Régua 1 a 8 de agosto, fizeram a experiência do Reencontro da Alegria e cresceram na certeza/convicção de que querem ser “evangelizadores com espírito”, de acordo com o desafio do Papa Francisco.

  Momento forte e novidade deste encontro foi a experiência nova de inserção na comunidade local, Paróquia de Godim, entregue aos Missionários do Espírito Santo. Em vários grupos, visitamos os doentes de toda a Paróquia; estivemos um dia todo com os deficientes da ARDAD; uma tarde com as crianças do Patronato das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e com as crianças da casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia da Régua. Foram todas experiencias que nos fizeram mergulhar nas periferias que tanto o nosso Papa nos tem exortado. Daí esta inserção ter-nos obrigado a um espírito de êxodo e de verdadeira missão junto dos irmãos.

 As conferências – “A Alegria na Bíblia”, proferida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, “A Alegria de Ensinar”, Profª Cristina Coimbra e “A Alegria da Missão”, Pe. Tiago Barbosa, desafiaram cada professor do MOMIP a ser fiel à sua vocação/missionária bem como a uma maior consciencialização de que esta alegria tem de ser partilhada e anunciada aos homens e mulheres de hoje.

 As linhas orientadoras definidas o ano passado continuam a orientar o MOMIP, destacam-se as seguintes: RENASCER, apresentando uma postura de maior empenho e de compromisso com os ideais do movimento; CRESCER, com uma maior participação de professores ainda no ativo; ATUAR nas escolas, procurando aumentar a envolvência na Campanha de Solidariedade a favor da Escola Nha MIta Prêra, em Cabo Verde, do Jardim de Infância das Irmãs Espiritanas, em Caió, e da Escola da Mata de Ucó, na Guiné-Bissau.

Não podemos deixar de assinalar a presença amável do Bispo diocesano, D. Amândio que presidiu a uma Eucaristia na Capela do Cruzeiro, na cidade da Régua. Aí exortou todos os professores a saberem dialogar a fé com o mundo de hoje através duma coragem e ousadia que nos faça verdadeiros testemunhas de Jesus Cristo e do Seu Reino.

  Régua aos 08 de Agosto de 2014.