Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Hoje a Igreja celebra a vida e obra de Francisco e Jacinta Marta, Beatos. Que estes Pastorinhos protejam os nossos "pastorinhos" de Cabo Verde!

 


Francisco Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908, e sua irmã Jacinta Marto nasceu na mesma localidade, no dia 11 de Março de 1910. Na sua humilde família aprenderam a conhecer e louvar a Deus e a Virgem Maria. Em 1916 viram três vezes um Anjo e em 1917 seis vezes a Santíssima Virgem que os exortavam a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz para o mundo. Ambos quiseram imediatamente responder com todas as suas forças a estas exortações. Inflamados cada vez mais no amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração: rezar e sofrer de acordo com os pedidos do Anjo e da Virgem Maria. Francisco faleceu no dia 4 de Abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de Fevereiro de 1920. O papa João Paulo II deslocou-se a Fátima no dia 13 de Maio de 2000 para beatificar as duas primeiras crianças não mártires.

https://www.facebook.com/educris.pt?fref=nf


http://www.educris.com/v2/tv/um-minuto-de-santidade/569-beato-francisco-marto

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Hoje os nossos "Pastorinhos" fazem quatro anos e queremos que os nossos PARABÉNS cheguem a Cabo Verde! Com eles vai a certeza da nossa oração que continuará a acompanhar o seu crescimento. Estamos unidos!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

(…)  quando chegar o tempo da nossa morte, alegremo-nos também por podermos voltar a casa para estarmos com Aquele que nos trata por “amados”.
                                                             in: Aqui e Agora - Vida no Espírito, Henri Nouwen



http://www.rtc.cv/index.php?paginas=45&id_cod=38499

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

VERDADEIRO TESTEMUNHO DE VIDA CONSAGRADA...OBRIGADA Pe. Ferreira!

 

Aos 80 anos de idade este grande Missionário acolheu-me na sua comunidade da Calheta, em Cabo Verde, onde vivi um ano de Voluntariado Missionário! Recebeu-me como "um dos seus", vivemos em conjunto um ano letivo, partilhámos a fé e a vida, servimos e abraçámos a Missão. Entre muitas outras coisas ensinou-me a viver a perseverança e a fidelidade! Foi para todos testemunha fiel da Vida Consagrada, centrada na Eucaristia, zeloso e fiel! Curiosamente, ou talvez não, o seu último dia de vida terrena foi o dia do seu fundador Libermann, ele que procurou viver fielmente a mensagem que os seus fundadores deixaram. Viveu simples e discreto...gastou-se ao serviço da Missão, QUE BELO EXEMPLO do que é a Vida Consagrada! Agora vai certamente continuar a interceder pela fidelidade da sua congregação e de todos e cada um dos seus confrades. Como tantas vezes dizia, isto aqui é passagem... Continuamos unidos em Missão, Pe. Ferreira! "Estamos juntos!"
Baptista Barros 
Foi encontrado sem vida, esta manhã, na residência paroquial da Paróquia de S. Miguel Arcanjo – Calheta, o Sr. P. Manuel Ferreira da Silva, dos Missionários do Espírito Santo. P. Ferreira da Silva, como era conhecido, entre nós, completaria 85 anos no dia 02 de Março do corrente.
Nasceu no dia 02 de Marco de 1930. Era filho de Manuel Ferreira da Silva e Maria da Conceição Correia. Natural de Santa Maria da Feira, Duas Igrejas (Romariz) Porto, entrou no seminário de Godim no d...ia 15 de Outubro de 1941. A sua profissão religiosa aconteceu no dia 08 de Setembro de 1049, no seminário da Silva – Barcelos. Ordenado sacerdote no dia 02 de Maio de 1954, nesse mesmo ano, foi nomeado para trabalhar em Angola, onde permaneceu até ao ano de 1975. Em Angola prestou vários serviços: capelão militar, professor no seminário, entre outros. De 1975 – 1990 trabalhou como professor no seminário menor de Godim – Régua e em Braga – Fraião. Chegou Cabo Verde no dia 28 de Fevereiro de 1990. E foi colocado na Paróquia de S. Amaro Abade, como Vigário Paroquial e permaneceu aí até ao ano de 2007, quando foi transferido para a Paróquia de S. Miguel Arcanjo, onde viveu e serviu até ao dia de hoje.
Fica-nos a recordação do homem que vivia intensamente a sua vocação e missão. Humilde, recatado ocupando o seu tempo livre fazendo terços. Neste ano da vida consagrada, o P. Ferreira deixa-nos, e creio que partiu feliz. Vai permanecer entre nós. Quis que os seus restos mortais repousasse no nosso meio. O missionário é uma vez que não cala, mesmo quando regressa à casa do pai.
Amanhã, às 10 horas, rezamos uma missa da corpo presente, presidida pelo Bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado, na Igreja Matriz de Calheta S. Miguel.
P. Ferreira da Silva, em nome dos Missionários do Espírito Santo, em Cabo Verde, em nome da Diocese de Santiago de Cabo Verde, em nome do Povo das Ilhas, de joelho, lhe presto a minha homenagem.
À província Portuguesa e aos familiares do P. Ferreira, em Portugal, as nossas sentidas condolências e aos familiares, ainda, o nosso muito obrigado, por terem respeitado o desejo do P. Ferreira de ficar sepultado no meio do povo que amou e serviu com muito zelo e dedicação.
Paz à sua alma.
Ó Maria Rainha das Missões dai-nos muitos e Santos Missionários.
P. João Baptista Frederico Barros,
Superior do Grupo dos Missionários do Espírito Santo, em Cabo Verde.