Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FELIZ SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS!


Hoje é dia de todos os santos: dos que têm auréola
e dos que não foram canonizados.
Dia de todos os santos: daqueles que viveram, serenos
e brandos, sem darem nas vistas e que no fim
dos tempos hão de seguir o Cordeiro.
Hoje é dia de todos os Santos: santos barbeiros e
santos cozinheiros, jogadores de football e porque
não? comerciantes, mercadores, caldeireiros e arrumadores
(porque não arrumadoras? se até
é mais frequente que sejam elas a encaminhar o espectador?)
Ao longo dos séculos, no silêncio da noite e à
claridade do dia foram tuas testemunhas; disseram sim/sim e não/não; gastaram palavras,
poucas, em rodeios, divagações. Foram teus
imitadores e na transparência dos seus gestos a
Tua imagem se divisava. Empreendedores e bravos
ou tímidos e mansos, traziam-te no coração,
Olharam o mundo com amor e os
homens como irmãos.
Do chão que pisavam
rebentava a esperança de um futuro de justiça e de salvação
e o seu presente era já quase só amor.
Cortejo inumerável de homens e mulheres que Te
seguiram e contigo conviveram, de modo admirável:
com os que tinham fome partilharam o seu pão
olharam compadecidos as dores do
mundo e sofreram perseguição por causa da Justiça
Foram limpos de coração e por isso
dos seus olhos jorrou pureza e dos seus lábios
brotaram palavras de consolação.
Amaram-Te e amaram o mundo.
Cantaram os teus louvores e a beleza da Criação.
E choraram as dores dos que desesperam.
Tiveram gestos de indignação e palavras proféticas
que rasgavam horizontes límpidos.
Estes são os que seguem o Cordeiro
porque te conheceram e reconheceram e de ti receberam
o dom de anunciar ao mundo a justiça e a salvação».

Maria de Lourdes Belchior

sábado, 22 de outubro de 2016

https://www.youtube.com/watch?v=kTgKT1ygdbQ Ecclesia

22 de Outubro - São João Paulo II rogai por nós!








15 de Outubro - VIGÍLIA MISSIONÁRIA

OBRIGADA a todos os que participaram e deram o seu melhor para que esta Vigília Missionária fosse o que foi! Foi BOM conhecer um pouco mais do que é viver em estado permanente de Missão, tentando concretizar as obras de misericórdia, e as muitas concretizações que isso vai tendo na vida da Igreja e da sociedade, saímos todos mais fortalecidos e a nossa oração chegou certamente a todos aqueles com quem procuramos viver em Missão no dia a dia.






 Abraçar a Missão - Munhino, Angola - Agosto 2016
https://www.youtube.com/watch?v=mT6kdYaqokQ&feature=share Ponte 2016 - Kalandula
 Jornada Mundial da Juventude - Polónia 2016





sábado, 8 de outubro de 2016

Com Maria, Missionários da Misericórdia
                                                              - preparemos a Vigília Missionária do próximo sábado...



terça-feira, 4 de outubro de 2016

domingo, 2 de outubro de 2016








 E o Outubro missionário começou com uma profissão religiosa linda, no convento das Irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva, em Viseu! PARABÉNS, Irª Ana Beatriz!


sábado, 1 de outubro de 2016

Abraçar a Missão

“Abraçar a Missão” foi o nome escolhido para o projeto de missão que uniu pela primeira vez MOMIP, LIAM, Missionários Espiritanos e Sol sem Fronteiras numa experiência de missão ad gentes, no Lubango - Angola.  por Paula Silvestre | 

“Abraçar a Missão” foi o nome escolhido para o projeto de missão de curta duração, há muito sonhado, que uniu pela primeira vezMOMIP (Movimento Missionário de Professores)LIAM (Liga Intensificadora de Ação Missionária)Missionários Espiritanos e Sol sem Fronteiras numa experiência de missão ad gentes. O local escolhido foi Angola, missão do Munhino, no Lubango, devido à celebração dos 150 anos de presença Espiritana neste país.
Os participantes foram quatro professores do MOMIP, sete membros da LIAM e três Missionários Espiritanos. De 10/08 a 01/09 deixaram as suas casas, as suas famílias e, durante as férias, depois de um ano de intensa preparação orientada pela Sol sem Fronteiras, puseram os pés ao caminho e as mãos nas áreas de intervenção que tinham sido solicitadas pela Missão do Munhino: Educação, Saúde, Cidadania, Justiça e Paz e Agricultura.
Construir de raiz um projeto de voluntariado missionário para adultos, fazer a formação, angariar colaboradores, fazer de 14 pessoas diferentes um grupo e viver com espírito de grupo este tempo de missão, foi um grande desafio! 
Na Missão do Munhino fomos acolhidos de modo muito fraterno pelos padres, pelos seis noviços e por aqueles que trabalham naquela casa de formação. O tempo “fresco” do Lubango, a ausência de mosquitos e a água que corria com fartura, foram também algumas das bênçãos com que fomos recebidos. E a comunidade local lá estava, na dureza da sua vida diária, na alegria com que celebra a sua fé, sempre com um sorriso de acolhimento. 
A agricultura foi a primeira frente que atacámos… primeiro dia e plantação de cepas, diospireiros e kiwis que já estavam pegados quando viemos embora… a poda começou e a equipa da agricultura deu o seu máximo, todos os dias, para deixar as árvores podadas e prontas para serem mais fecundas.
A equipa da educação também se lançou ao trabalho e durante três manhãs partilhou e ouviu os professores no Magistério da Huíla, lançou desafios e ajudou a encontrar instrumentos para vencer as dificuldades do dia-a-dia daqueles que têm a exigente e ousada tarefa de formar as novas gerações. Rapidamente veio outro pedido e outro dia de formação, desta vez aos professores do Sendi… Depois foram as atividades comuns com crianças e jovens que apareciam para trabalhar.
A equipa da saúde teve o desafio exigente de atender as muitas pessoas que apareciam à procura de quase tudo e de ver que em muitos casos aquilo que fazia mais necessidade era mesmo uma alimentação adequada. Mas os medicamentos que tínhamos e a atenção que dispensávamos já conseguia curar alguns dos problemas, para além do alimento que ainda foi possível partilhar.
As equipas da cidadania e da justiça e paz também fizeram o que podiam com os noviços, os escuteiros, os acólitos, as crianças, os adolescentes e os jovens. 
Aos desafios que já nos tinham sido feitos juntaram-se outros e o maior foi pintar por dentro e por fora a escola da missão que ficou linda e nova, para surpresa de todos e dos meninos que regressavam às aulas.
Para além de tudo isto estava a organização da vida deste grupo de 14 pessoas, o cuidar da alimentação, dos espaços comuns, da oração e da gestão desta grande família. Um ou outro momento de descoberta cultural, e o estar e o celebrar com as pessoas, que nos fez descobrir o sentido de alegria e de festa contagiantes com que celebram a sua fé.
Claro que havia saudades de filhos, netos e outros… mas todos se sentiam em casa, em família, sabíamos que este era um tempo especial de graça, que em ano da Misericórdia nos identificava com “a Igreja em saída” que o Papa Francisco nos convida a ser… e estávamos felizes e agradecidos!