Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sábado, 30 de abril de 2011

MÊS DE MAIO e DIA DA MÃE




FELIZ DIA DA MÃE...
MAGNIFICAT! TOTUS TUUS!
2º DOMINGO DA PÁSCOA - DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA

Meu Senhor e meu Deus!
Tão perto de nós e não Te vemos:
Meu Senhor e meu Deus!
Se não vir, não acredito:
Meu Senhor e meu Deus!
Tantas vezes vamos pela vida com dúvidas.

     "Os crentes eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fracção do pão e às orações". Act 2, 42

SENHOR, FAZ QUE SE NOTE EM NÓS QUE SOMOS DOS TEUS, NA FORMA COMO NOS TRATAMOS, NO QUE PARTILHAMOS, NA FORMA DE VIVER ALEGRE E FRATERNA.


A primeira, de várias vezes em que me encontrei com o Papa João Paulo II, ainda não tinha 16 anos, e guardo até hoje, no coração, algumas das palavras e dos desafios que, nesse dia, ele deixou aos jovens e orientaram a minha vida e as minhas opções até este momento em que me encontro em missão “ad gentes”…
MISSA PARA OS JOVENS
HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II
Lisboa – Parque Eduardo VII, 14 de Maio de 1982
1. O Reino de Deus está próximo!
Sim! “Dizei a todos: está próximo de vós o Reino de Deus!” (Luc. 10, 9).
Foi com estas palavras que Jesus Cristo, ao enviar em missão os setenta e dois discípulos, lhes recomendou que anunciassem a Mensagem, como acabámos de ouvir no Evangelho de hoje.
Mas estas palavras são dirigidas também aos cristãos de todos os tempos: a nós, portanto, que estamos aqui reunidos em nome do Senhor, em continuidade com os discípulos que as ouviram directamente.
São dirigidas especialmente a vós, jovens, que aqui vos encontrais, esta tarde em tão grande número, cheios de entusiasmo e alegria, manifestando a vossa disponibilidade a Cristo e o vosso desejo de construir um mundo mais humano e cristão. Vós sois depositários desta grande esperança da humanidade, da Igreja e do Papa. Deus deu-me a graça da amar muito os jovens.
(…)
Mas, caros jovens, não basta rezar para que o Senhor desperte vocações. É preciso estar pessoalmente atento ao apelo que Ele quiser dirigir-vos; é preciso que não falte a coragem para responder generosamente a esse chamamento. As comunidades cristãs necessitam de sacerdotes que as alimentem com a Palavra e o Corpo de Cristo, precisam da vida religiosa, que seja sinal de Deus e oblação a Deus em benefício dos irmãos. E vós não desejareis prolongar a presença do Senhor no mundo de hoje, responder aos pequeninos que buscam quem lhes parta o pão e não encontram? (Cfr. Lam. 4, 4)
Falar da evangelização, recordar a tarefa missionária aqui, em Portugal, é evocar um dos aspectos mais positivos da história do vosso país. Daqui saíram tantos missionários, vossos antepassados, que foram levar a Boa Nova da salvação o outros homens. Do Oriente ao Ocidente (Japão, Índia, África, Brasil...); e ainda hoje são visíveis os frutos dessa missionação. E muitos destes missionários eram jovens como vós. Como não lembrar, entre outros, aqui em Lisboa, o exemplo de São João de Brito, jovem lisboeta, que, deixando a vida fácil da corte, partiu para a Índia, a anunciar o evangelho da salvação aos mais pobres e desprotegidos, identificando-se com eles, e selando a sua fidelidade a Cristo e aos irmãos com o testemunho do martírio?
Rapazes e raparigas de Portugal: levantai os olhos e vede “a seara loirejante para a ceifa”, à espera de braços para o “trabalho”.
(…)
8. Cristo Ressuscitado chama os seus discípulos à evangelização, dizendo-lhes: “sereis minhas testemunhas” (Act. 1, 8). Eis a palavra-chave!


Por ocasião da beatificação de João Paulo II, o Vaticano faz uma homenagem realizando uma página web (www.joaopauloii.va) que acompanhará a jornada de 1º de maio percorrendo a vida do Papa através de alguns momentos mais significativos da sua história e do seu pontificado.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um dos sinais da presença de Cristo ressuscitado entre nós...


...é a pessoa de cada um dos nossos irmãos mais frágeis...
por isso, Senhor:
             Faz de nós, os Teus cristãos, gente alegre e ousada,
             para que o transmitamos aos irmãos,
             e para que a forma de nos tratarmos
             seja um canto à Tua confiança e ao Teu AMOR!
A Lúcia, o Francisco e a Jacinta precisam de nós...

Quando nos pomos à escuta,
és Tu, Senhor, quem fala em nós.
Quem coloca palavras e mensagens proféticas
no nosso falar, agir e viver...
Senhor, converte-nos a Ti de todo o coração,
para transformarmos este mundo
com a força da Tua ressurreição...

terça-feira, 26 de abril de 2011

É

Abraço...
É demonstração de afecto
Carinho e muito amor
É saudade e lágrima
Mas também o calor

Abraço é amar
É querer aconchego
É sentir um amigo
Com todo o seu apego

Podemos abraçar
Uma causa uma pessoa
Abraço é abraço
É cingir e cercar
É não sentir espaço

Abraçar uma causa
É o que nos faz sentir
Que quem luta acredita
E nunca deve desistir

Abraçar uma criança
Transmitir-lhe carinho
É dizer-lhe com os braços
Que nunca estará sozinho

Abraçar um amigo
Com toda a fraternidade
E como dizer estou aqui!
Para a toda a eternidade

Abraçar um amor
Com toda a compreensão
É desatar todos os nós
E fazer um laço de união

Vamos assim abraçar
Uma criança, uma causa
Um amigo e o nosso amor?
Custa tão pouco abraçar... Acreditem não dá dor!

 "Se pudéssemos ter consciência do quanto a nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de deitar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes!"


Aqui na Paróquia de S. Miguel encontrámos uma situação que exige a nossa intervenção imediata... mas... sozinhos não conseguimos dar a resposta mais adequada a todas as necessidades com as quais nos deparamos diariamente, pois são muitas...

Encontrámos um pai, já idoso e sem trabalho e uma mãe de 35 anos que tinham cinco filhos (um não vive com eles)...a senhora estava grávida e, em Fevereiro, quando esperava o nascimento de mais um bebé, soube, na hora do parto (as ecografias aqui são pagas e por isso muitas mães não as fazem) que em vez de um, traria para casa três bebés...
Agora, em casa, há sete crianças entre os dois meses e os 16 anos...e não há rendimento económico para garantir o sustento da família... É claro que esta mãe quer amamentar os seus bebés que se chamam Lúcia, Francisco e Jacinta, mas o leite que tem não dá para alimentar os três e precisa de leite em pó, fraldas e comida, para as quais não tem dinheiro...
Achei que estes três bebés, com o nome dos nossos Pastorinhos, precisam da nossa ajuda... não os vamos deixar ficar mal...
Aqui fica o desafio e as fotos... "abracemos" esta família a precisar da nossa colaboração...
Temos portadores que vêm de Portugal, na próxima e poderão trazer leite em pó, algumas fraldas ou dinheiro´... são três bebés, precisam de várias refeições por dia, e precisam do nosso apoio. Eu própria me encarregarei de lhes levar o que for conseguindo...

Aqui fica o contacto:
Pe. Casimiro
Procuradoria das Missões
Rua de Santo Amaro à Estrela, 51
1200-801 Lisboa
Telef. 21 393 30 09

Unida e MUITO GRATA a todos aqueles que conseguirem "abraçar estes três Pastorinhos"...







Todos sabemos que AMAR é DAR mas é também DAR-SE…

E porque é verdade este pensamento, durante uma semana tivemos aqui seis alunas, do 12º ano, uma ex-aluna e um professor do Colégio Calvão, em Portugal…
Foi no âmbito da Área de Projecto que conceberam e concretizaram o projecto de ajudar economicamente e com material escolar a Escola Pe. Moniz e, enquanto alguns colegas estavam em viagem de Finalistas, nos locais “apetecíveis” para onde os finalistas gostam de ir, elas passaram aqui uma semana “em Missão”… e colaboraram comigo nas diferentes actividades com as quais gasto os dias e a vida…
Aqui fica o grupo numa das turmas a que dou aulas…
 
Deixo, para cada uma delas e para o professor, um abraço de gratidão e para os meus alunos (do passado, do presente e do futuro) o desafio a que, tal como estas jovens, apostem em projectos ousados e dêem o seu melhor para os concretizarem…

Foi na quarta-feira Santa que chegou o contentor com a vossa generosidade e…como vêem… vinha carregado…
Foram necessárias várias horas e braços de voluntários para descarregarem a vossa generosidade…mas como seria previsível chegou TUDO e em bom estado!
Aqui fica um pouco daquilo que os nossos olhos contemplaram e partilhamos convosco para que vos alegreis também…
Digo-vos que é MAGNÍFICO ver a ternura e o carinho com que foram organizados os caixotes que recebemos… Só o AMOR se lembra de colocar nos caixotes, pequenas coisas, que ao chegarem aqui são de grande importância…
Garanto-vos que abrir cada um desses caixotes me leva, inevitavelmente, a uma oração de acção de graças por cada um daqueles e daquelas que o(s) fizeram chegar às nossas mãos…
MAGNIFICAT!
BEM HAJAM!
QUE O SENHOR VOS RECOMPENSE!













segunda-feira, 25 de abril de 2011

O SENHOR RESSUSCITOU VERDADEIRAMENTE. ALELUIA!
E com a Ressurreição... o IMPOSSÍVEL tornou-se POSSÍVEL...

A nossa vida também manifesta esses sinais de ressurreição por isso, aqui ficam BOAS NOTÍCIAS...
Quando estendi a mão e vos convidei à partilha... a resposta foi MUITO GENEROSA...

As mãos uniram-se... a distância foi vencida... e... esperem para ver o que aconteceu...

domingo, 24 de abril de 2011

SANTA PÁSCOA!

" NÃO ESTÁ AQUI: RESSUSCITOU, COMO TINHA DITO!" (Mt. 28,6)


Testemunhas da Verdade
Não podeis ficar caladas:
Ide proclamar bem alto
O  Senhor ressuscitado.
                                           Hino da Liturgia das Horas


SANTA PÁSCOA!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

 
 Em 5ª Feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, aqui fica a minha palavra de gratidão a Deus, pelo DOM que é cada um dos Seus Sacerdotes para a Igreja e para a vida da humanidade...

Senhor, dá-nos SACERDOTES que sejam puros de coração, perfeitos na humildade, ardentes do Teu amor, santos e fortes no sacrifício, na profecia e no martírio, apóstolos ousados da Tua glória, conduzam para Ti a humanidade e renovem a Tua Igreja!

"Senhor, dá-nos Santos Sacerdotes, para que, por eles e com eles, o povo de Deus possa ser Santo!"
In: O Caminho da Imperfeição a santidade dos pobres
MAGNIFICAT!!!



Conta certa lenda,
que estavam duas crianças
a patinar num lago congelado.
Era uma tarde nublada
e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou-se
e uma delas caiu,
ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo o seu amiguinho preso
e a congelar, tirou um dos patins
e começou a golpear o gelo com todas
as suas forças, conseguindo por fim
quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram
e viram o que havia acontecido,
perguntaram ao menino:
- Como é que conseguiste fazer isto?
É impossível que tenhas conseguido quebrar o gelo,
sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local,
comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode dizer-nos como foi?
- É simples - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor,
para lhe dizer que não seria capaz.


"Deus fez-nos perfeitos e não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Fazer ou não fazer algo só depende
da nossa vontade e perseverança.

CONFIA...

As coisas acontecem na hora certa.
Exactamente quando devem acontecer!
Nos momentos felizes, louva a Deus.
Nos momentos difíceis, procura Deus.
Nos momentos silenciosos, adora Deus.
Nos momentos dolorosos, confia em Deus.
Nos momentos próprios celebra os Seus Mistérios.
Em cada momento, agradece a Deus.

ESTE É O MOMENTO PRÓPRIO…ACEITA CELEBRAR OS ACONTECIMENTOS
MAIS IMPORTANTES DA NOSSA FÉ!
SAGRADO TRÍDUO PASCAL

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Continuemos a alegrar-nos pelo DOM da FRATERNIDADE...

 e por todos aqueles que são dom do amor de Deus na nossa vida...




















 
Foi muito bom tudo o que tive durante esta semana fora de casa... e gostei muito das pessoas que encontrei ... mas... estes dias fizeram-me dar graças a Deus por aqueles com quem estou e pelo MUITO que aqui me é dado viver aqui... OBRIGADA!
Alegremo-nos pelo DOM da FRATERNIDADE..

... por todos aqueles que tornam mais bela e melhor a vida dos irmãos...
vejam por onde andei, as maravilhas que encontrei...


                                                                               S. Vicente