No dia 28 de Setembro foi dia de mais um aniversário de um Amigo, mais um aniversário muito especial...20 anos de Ordenação Sacerdotal!
Senhor, hoje como sempre também olhas para o teu povo com compaixão e, por vezes, vês nele um povo sem Pastor. No entanto, continuas a dizer:
“O pároco cuide, de modo especial, para que a Santíssima Eucaristia seja o centro da comunidade paroquial e que todos os fiéis possam alcançar a plenitude da vida cristã mediante uma participação consciente e ativa na Sagrada Liturgia, na celebração dos sacramentos, na vida de oração e nas boas obras. (nº 21)”
“Dever-se-á também favorecer ao máximo a prática da visita ao Santíssimo Sacramento (…) Não poucos párocos, louvavelmente, promovem a adoração mediante a exposição solene do Santíssimo Sacramento e a bênção eucarística, experimentando os seus frutos na vitalidade da paróquia.”
“Sem o culto eucarístico, como o seu coração pulsante, a paróquia torna-se árida”(…) “Se quiserdes que os fiéis rezem de bom grado e com piedade – dizia Pio XII ao clero de Roma – precedei-os na igreja com o exemplo, rezando diante deles. Um sacerdote ajoelhado diante do tabernáculo, em atitude digna, em recolhimento profundo, é um modelo de edificação, uma advertência e um convite à emulação orante para o povo”.
“Incumbe também, especialmente ao pároco, o dever de promover com zelo, sustentar e acompanhar com cuidado especial as vocações sacerdotais.”
Hoje, Senhor, damos-Te graças por estes 20 anos de sacerdócio do Pe. Nelson, por fazeres dele um verdadeiro Pastor, rosto vivo do Bom Pastor, zeloso e atento ao rebanho que lhe está confiado, aos sacerdotes seus colegas, às famílias e a toda a Igreja.
Sabemos que “Uma verdadeira pastoral da santidade nas nossas comunidades paroquiais implica uma autêntica pedagogia da oração, uma renovada, persuasiva e eficaz catequese sobre a importância da Santíssima Eucaristia dominical e também quotidiana, da adoração comunitária e pessoal do Santíssimo Sacramento, sobre a prática frequente e individual do sacramento da Reconciliação, sobre a direção espiritual, sobre a devoção mariana, sobre a imitação dos Santos, um novo impulso apostólico vivido como compromisso quotidiano das comunidades e das pessoas, uma adequada pastoral da família, um coerente compromisso social e político.” E nós, esta noite, temos tudo isso aqui…
“Sem sacerdotes verdadeiramente santos, seria muito difícil ter um bom laicado e tudo seria como que apagado; como também sem famílias cristãs – igrejas domésticas – é bem difícil que chegue a primavera das vocações.” in: O Presbítero, Pastor e Guia da Comunidade Paroquial.
Pedimos-Te Senhor, nesta noite, santifica os teus Sacerdotes! Torna-os verdadeiros Pastores, que colocam no centro da(s) sua(s) vida(s) a Eucaristia e que, para ela, procuram conduzir o povo de Deus à santidade.
Santifica-os Senhor, para que com eles e por eles, o povo de Deus possa crescer em santidade.
Vela por eles, ó Mãe, acompanha-os e protege-os, para que sejam felizes no sim dado a Deus e aos irmãos.
Jesus Eucaristia, dai-nos santas famílias e santos Sacerdotes!