Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


Ser missionário não é um privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão: “Anunciar o evangelho é um necessidade que se me impõe”. (I Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.
Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.
Exige de mim, de ti, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).
Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce um novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e procurar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão permite-nos criar novos laços, novas relações, uma nova forma de olhar a vida, uma nova forma de ser Igreja.
E aí vai o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, do acolhimento?

(adaptado do Boletim nº 35/2003 da I. P. Vila Pinheiro, Jacareí-SP)

https://www.facebook.com/lisboamissao/photos/a.1047740915270339.1073741828.1038691299508634/1110519328992497/?type=3&fref=nf&pnref=story

Sem comentários:

Enviar um comentário