Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Jesuítas em Portugal
7 h
3 Dez | Dia de SÃO FRANCISCO XAVIER
- Padroeiro das Missões
"De que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?". Foi esta frase de Inácio de Loyola que mudou a vida de Francisco de Xavier, na altura um estudante em Paris, ainda preocupado com as honras do mundo e com o desejo de ser um bom atleta.
Os dois colegas que partilhavam o quarto no Colégio de Santa Bárbara ainda andavam pouco sintonizados em relação à sua missão, que mais tarde daria origem à Companhia de Jesus, mas consta que foi com esta questão que Inácio convenceu Francisco.
Nascido em 1506 numa família aristocrata, envolta em guerras e disputas, acabou por ser enviado pela mãe para Paris para estudar filosofia, literatura e humanidades. É aí que conhece Inácio de Loyola e os outros companheiros com que fez votos de pobreza e castidade na capela de Montmartre.
Já com o aval papal à Companhia, e a pedido do rei português D. João III, foi enviado para as terras que estavam a ser descobertas pelos portugueses no Oriente, com a missão específica de lhes levar a fé cristã. Torna-se assim o primeiro jesuíta na Índia e mais tarde no Japão, onde chegou em 1549.
Morreu em 1552, às portas da China onde desejava chegar, e foi canonizado em 1622.
A entrega até ao fim na sua missão fez dele o patrono das missões

Sem comentários:

Enviar um comentário