Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















quinta-feira, 3 de junho de 2021

O CORPO DE CRISTO (Rui Santiago Cssr) "Fui celebrar Eucaristia ainda cedo. Uma Eucaristia normal, com as pessoas do costume no sítio em que era… Tinha para mim reservada uma surpresa quando chegasse o momento da comunhão… Já lá vamos. Antes de mais, tenho que partilhar que me dá uma pena imensa que à maior parte dos cristãos não lhes tenha sido dada a possibilidade de fazer a experiência da Fé em contextos verdadeiramente comunitários em que o Espírito Santo possa fazer despertar a dinâmica dos Carismas e a descodificação das palavras da bíblia em Palavra de Deus! Por isso, os próprios sinais que Jesus escolheu para representar a sua entrega e consagração definitivas à causa do Reino de Deus, foram muito deturpados. O Pão que os cristãos comem na Eucaristia é o sinal escolhido por Jesus, naquela Refeição da despedida e do testamento, para significar o seu Corpo. Mas o Corpo em linguagem bíblica não é uma realidade biológica, mas antes relacional. "O seu Corpo" é a unidade orgânica de Jesus com os seus discípulos! A “Fracção do Pão” é o símbolo pascal da Vida de Jesus Ressuscitado a circular relacionalmente no íntimo dos seus discípulos, de maneira muito especial quando se reúnem para celebrar a Gratidão [em grego, eukaristia]. É uma pena que quase se tenha perdido este sinal da Fracção do Pão, que era o próprio sinal sacramental na Igreja primitiva, e por isso foi mesmo o primeiro nome da celebração! O sinal de Jesus é o “Partir do Pão”, não o “pão” em si mesmo, como se fosse magia!!! Jesus ressuscitado não “salta” magicamente para dentro do pão, mas faz-se presente aos seus discípulos pela dinâmica relacional celebrativa que eles realizam e representam ao “Partir do Pão”, sinal da Partilha e da Pertença mútua. Os discípulos de Emaús “reconheceram Jesus ao Partir do Pão”, não “no pão”! (Lc 24, 30-35) Nós somos o Corpo de Cristo! Ele é a Cabeça e nós somos os membros. O Pão, um só Pão partido e repartido por todos, é sinal visível e celebrativo [em latim, sacramentum] desta unidade orgânica de Jesus com os seus discípulos pelo vínculo do Espírito Santo. Formamos com Jesus Ressuscitado o Cristo Total! É de tudo isto que o Apóstolo Paulo fala quando diz que “formamos um só Corpo todos nós que comemos do mesmo Pão e, por isso, somos membros uns dos outros!” (Rom 12, 15; 1Cor 10, 15-17) Desde a época medieval, o normal é o pão já vir “partidinho” em doses individuais… Deixou de chamar-se “Pão” e ganhou o nome de “hóstia” [palavra latina para dizer "vítima de um sacrifício”, tal foi a mudança de compreensão do que era a própria Eucaristia, não mais uma refeição pascal mas um acto de culto sacrificial… E até deixou de parecer pão, e tornou-se, como dizem as crianças, um “bocado de papel” ou “batatas fritas sem sal” [já ouvi eu, e não foram as piores…] Mas estou a partilhar isto tudo para te contar, finalmente, o que aconteceu esta manhã. No momento em que distribuía o pão na celebração, veio uma senhora já de idade, com uma dificuldade muito grande em caminhar. Pegou no pão, pô-lo na boca e estava a virar-se muito devagarinho para voltar ao lugar. Atrás dela uma matrona toda emproada com ares de impaciência. E eu a ver… Até que se cansou e, num lanço, deu um empurrãozito à senhora e cheia de maus modos passou. Diante de mim, põe as mãozinhas todas juntinhas e deita a língua de fora… A velhita coxa, coitada, a olhar para trás toda triste pelo empurrão e pelos maus modos da "apressada"… Pronto! Virei-me para trás, deixei a "matrona" de língua estendida, pousei o pão na mesa da Eucaristia, dirigi-me à senhora mais velha e conduzi-a pela mão em três passitos pequeninos para a frente da “apressada”. As caras eram de um espanto que nem sei descrever… Pus a “velhinha” entre mim e a “apressada”, voltada para ela, no sítio em que estava a distribuir o pão, coloquei-lhe as mãos nos ombros e, com um gesto de quem faz uma entrega disse: “O Corpo de Cristo!” A “matrona apressada” não percebeu o que eu estava a dizer… Acho que ninguém percebeu… Voltei a dizer: “O Corpo de Cristo!” Acho que percebeu… Ficou toda encavacada, olhou para mim e para a senhora que eu parecia segurar nas mãos de tão pequenina que era, e pediu-lhe desculpa. Percebeu… A senhora lá voltou a coxear para o lugar dela, e eu voltei a pegar no pão para continuar a distribuí-lo… Depois não sei o que aconteceu. Terminámos a celebração… Não nos vimos mais, nenhum dos três… Eu sei que me lembrei disto mil vezes durante o dia! E tenho a certeza que não fui o único… Deus lá sabe!" De ForumTeófilos

Sem comentários:

Enviar um comentário