Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sábado, 5 de novembro de 2022

Partiu um amigo de juventude, com quem partilhei muitos momentos marcantes das nossas vidas e da vida da Igreja... "Vinde, Benditos de Meu Pai, recebei em herança o Reino..." «Partiu em paz, como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização.» 𝘋. 𝘔𝘢𝘯𝘶𝘦𝘭 𝘊𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 Partiu em paz, viveu em paz... foi "homem do silêncio e da escuta"! E agora, como Santa Teresinha, há-de passar o Céu a fazer bem à terra, pois leva-nos a todos no seu coração de Pastor! Obrigada!
O Sr. D. Daniel foi diretor do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa e depois, como Bispo auxiliar, foi o responsável pelo acompanhamento deste serviço da nossa Diocese. Com ele fizemos caminho nos últimos anos e estamos muito gratos por tudo o que vivemos e sonhámos em conjunto. Da homilia do Sr. Patriarca na Missa das Exéquias do Sr. D. Daniel, a 5 de novembro de 2022, citando um texto escrito pelo próprio e intitulado O meu testamento: “A Vós, Senhor, todo o louvor |…| Fizestes-me compreender que esta doença é uma nova missão, que me convidais a abraçar, uma missão específica, dentro do chamamento ao episcopado. Também isto me trouxe grande paz Senhor, não encarar esta doença como uma limitação ao ministério episcopal, mas antes uma forma de exercer o episcopado, a que Vós, e os Vossos insondáveis desígnios, agora me chamais: a proximidade com quem mais sofre, o testemunho e confiança na adversidade, a experiência da alegria inefável que nasce da esperança cristã, a certeza pascal da vitória da vida sobre a morte, a fecundidade da doença, tornada dom salvífico, quando me uno a Vós. Tudo isto, vivido na carne macerada pela doença, para que “se complete na minha carne, o que falta à paixão de Cristo.” MAGNÍFICO! Este é, verdadeiramente, o sentido do sofrimento e da morte para um cristão! Contámos com ele até agora e continuaremos a contar no futuro, pois ele foi e é missão!

Sem comentários:

Enviar um comentário