Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sábado, 1 de outubro de 2011

Teresa do Menino Jesus desde a sua subida aos altares e ao Padroado universal das missões, juntamente com S. Francisco Xavier, é digníssima porta-voz do apostolado missionário de todo o cristão. Ela ora, sacrifica-se pela santificação dos sacerdotes e missionários e pela salvação de todos.

XXVII DOMINGO COMUM – A

Is 5, 1-7; Sl 79, 9 e 12.13-14. 15-16. 19-20; Fl 4, 6-9; Mt 21, 33-43

O reino de Deus é semelhante a um campo de boas videiras onde se produz vinho de qualidade.
O vinho era a bebida dos deuses, para os gregos. “A vinha do Senhor é a casa de Israel”, para os hebreus.
A vinha, a messe, o campo, o deserto, o mundo são alguns dos símbolos que definem o reino de Deus.
Um dos grandes sonhos do povo de Israel era poder vir ocupar uma terra onde corria o vinho e abundavam as uvas. Por isso a vinha era um sinal da bênção de Deus e os profetas encontraram na vinha um ponto de partida para falar de Israel como povo de Deus
(1ª leitura).
No Novo Testamento, a vinha é o sinal do reino de Deus. Jesus seguiu a linha dos profetas para falar da atitude dos judeus do seu tempo relativamente ao seu projecto evangélico (Evangelho).
A vinha do Senhor do Universo é o lugar da grande plantação dos dons de Deus.
Nós estamos nela como frutos ali nascidos e amadurecidos e como agricultores também ali colocados para a trabalhar, semear e cultivar noutras pessoas e para dar mais frutos.
Esses frutos nem sempre estão à vista: ou porque ainda não chegou o tempo deles, ou porque não os vemos, ou porque serão outros a colhê-los, ou porque nunca irão nascer porque não fomos diligentes na sementeira, no aproveitamento do tempo e no cuidado do cultivo (Salmo).
Nessa vinha, o reino de Deus, caíram as sementes lançadas pelo Espírito de Jesus Cristo e pelos Apóstolos de ontem e de hoje, penetrando em todas as culturas e geografias. Independentemente dos apóstolos e profetas, das acções dos missionários e cruzadas da cristandade, dos métodos pastorais e das tecnologias avançadas... Deus actuou em todas as situações humanas através dos seus sinais. Estes sinais não são uniformes para todas as pessoas; nem sempre são visíveis em todas as mentes e geografias, mas o respeito pela diversidade e diferença deve estar acima de qualquer opinião, crença, rito ou cultura.
Na vinha do reino de Deus existem videiras de qualidade que dão bom vinho. Muitas vezes não se identificam com o nosso gosto litúrgico ou sentido teológico. Nem por isso estão excluídos da vontade sacramental e salvífica de Cristo (2ª leitura).

2 XXVII Domingo do Tempo Comum – Prece diária
Senhor Deus do universo, que criaste este mundo grande e belo e formaste o homem à vossa imagem e semelhança para que dele cuidasse e o aperfeiçoasse, dá-nos a tua graça para que, escutando a palavra do Teu filho e pondo a render os dons que nos deste, possamos contribuir para um mundo mais justo e fraterno.




Sem comentários:

Enviar um comentário