Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cardeal-patriarca pede «fidelidade» aos cristãos


Lisboa, 27 fev 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa desafiou a comunidade cristã a uma relação de “fidelidade” com Deus, durante a sua primeira catequese quaresmal, proferida este domingo e dedicada a todos quantos se preparam para receber o batismo.
Ser cristão “é uma longa caminhada que acaba por ser uma longa batalha de fidelidade”, no meio de uma sociedade que “não conhece” a mensagem de Cristo “ou que não a toma a sério”, realçou D. José Policarpo, na Sé de Lisboa.
Numa sessão inserida não só na preparação para a Páscoa mas também no âmbito da ‘Missão Metrópoles’ - uma iniciativa dedicada à Nova Evangelização que conta com 12 cidades europeias, entre elas a capital portuguesa - o cardeal-patriarca reforçou a importância de os crentes viverem e transmitirem a sua fé “com ardor e convicção”.
Para D. José Policarpo, os cristãos têm a “responsabilidade enorme” de fazer “transbordar” o Evangelho, aquilo em que acreditam, “das paredes da catedral para as paredes da cidade onde estão inseridos”.
Só assim é que poderão chamar aqueles “que ainda não tiveram a alegria de se sentirem atraídos por Jesus, o gosto de se reconhecerem naquela Palavra”, salientou.
“Este encontro com Jesus pode fazer-se de muitas maneiras, cada um tem a sua história pessoal”, reconhece o cardeal-patriarca, lembrando no entanto que “é na Igreja”, através do “testemunho” diário e da vivência dos sacramentos, que essa relação se fortifica e permite tocar a vida de outras pessoas.
“No batismo e sobretudo na confirmação e Eucaristia, torna-se muito claro que ser cristão é um ato de amor”, disse D. José Policarpo aos catecúmenos, incentivando-os a aceitarem a proposta de Deus, “que é sempre um projeto de salvação”.
A Quaresma, que começou na última quarta-feira com a cerimónia de imposição das cinzas, é um período de 40 dias - excetuando os domingos -, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.
JCP

Sem comentários:

Enviar um comentário