(Continuação)
Desde o final de Outubro o caminho de Principal ficou intransitável… Agora que já foi parcialmente reconstruído… recomeçou a actividade normal e, como é Domingo, fez-se tudo o que era possível para ter, de novo, a celebração da Eucaristia.
Certamente todos acordámos um pouco mais tarde do que o habitual e, quando saltei para o duche...desilusão... não havia água! Vive-se com o que há, passei ao plano B (não vou dizer qual é...), em seguida tomei o pequeno almoço e, às 9h20m, começou a viagem...
Hoje, conto por imagens (já não era sem tempo) como foi a nossa ida a Principal…
Único caminho para Principal
É verdade, é o caminho... não é engano, estamos no sítio certo...confiem em nós!
É o caminho certo mas, a partir de agora, o carro não pode seguir... parece que vamos fazer
2Km a pé???...
É verdade, sou mesmo eu, a ver onde hei-de pôr os pés... isto faz-se sem problemas, alguém tem dúvidas? Pode sempre vir experimentar... (no próximo Domingo votaremos, se Deus quiser)...
Chegámos à Capela da Sagrada Família, em Principal...
O Gabino (meu aluno do 7º ano) toca o sino para chamar a população...
Ele é daqui e à 6ª feira tem aula de Português comigo, na Calheta de S. Miguel, às 8h da manhã... vejam todo o percurso que tem que fazer...
O povo de Deus aguarda o início da Eucaristia enquanto escolhe um local cómodo...
Os mais "piquenotes" ficam sempre em local de destaque...
10h30m, estamos prontos para celebrar a nossa fé... foi para isso que viemos
Este é o momento do ofertório (já vos falei deste momento lindo...) esta senhora oferece uma abóbora...
Depois de muito desafios feitos na homilia, a partir da Palavra de Deus e da vida destas pessoas, deixo duas frases do Evangelho de hoje que mais me desafiaram:
"Assim tereis ocasião de dar testemunho.
Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».
É claro... foi necessário fazer o caminho de regresso... mas o que é isso quando a paisagem é magnífica e temos dentro de nós "todo o Céu"
Esta é a primeira imagem que vi e vos mostrei de Principal... à primeira vista, é uma estrada cortada pela intempérie mas, como diz o Principezinho: "só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"!
Durante o percurso ainda tive tempo para me lembrar que hoje, em Portugual, termina a semana de Oração pelos Seminários, e pedir, mais uma vez, ao Senhor da Messe, que dê à Sua Igreja, Sacerdotes fiéis e ousados, que não parem à frente das "estradas cortadas" mas sejam capazes de abrir caminhos de esperança e levar aos homens dos quatro cantos do mundo, a certeza do amor de Deus, que vem ao nosso encontro, onde quer que estejamos...mesmo que seja em Principal!
Eu acrescentaria ao que diz o Principezinho que só se vê bem com o coração quando se vive com todos os sentidos, ou seja, de corpo inteiro.
ResponderEliminar