Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















domingo, 3 de julho de 2011

Durante a semana o trabalho continuava...

As aulas tinham terminado e os alunos faziam PGI's (Provas Gerais Internas). Era preciso vigiar as provas, (como disse a alguém o meu curriculum  ficou "enriquecido" com as diferenças metodológicas que aqui encontrei), começar a corrigir as provas e avançar com tudo aquilo que são as actividades normais da vida de uma Voluntária Missionária...que é professora, leiga e mulher...

Durante esta semana que começou com a Solenidade do Corpo de Deus, tivemos ainda a Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, (o Santo Padre fez 60 anos de Ordenação Sacerdotal e pediu que rezassemos por ele), a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é também assinalada pela Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Houve aqui um tempo de oração/adoração na Paróquia que me convidaram a orientar e eu aceitei porque considero MUITO importante rezar pela santificação dos Sacerdotes pois o mundo e a Igreja precisam de Sacerdotes santos.
Obrigada à Sonzinha e à Sílvia que me ajudaram com os cânticos... e, na 6ª feira houve renovação do consagração/compromisso do Apostolado da Oração.

No sábado celebrou-se a Solenidade do Imaculado Coração de Maria e, porque estou numa casa Espiritana, e esta é a segunda festa mais importante para a Congregação, até conversámos sobre o significado que tem para eles serem consagrados ao Sagrado Coração de Maria - um Coração eminentemente apostólico. Ainda no sábado, fui testemunha do primeiro matrimónio que vi celebrar aqui entre dois jovens que iniciam agora a sua vida familiar e que, por isso mesmo, ainda não têm filhos. Foi novidade para mim, todos os casamentos a que já tinha assistido aqui eram de casais mais velhos, que já viviam juntos há muito tempo e já tinham filhos crescidos. Parabéns a estes jovens que souberam "remar contra a maré"  e marcaram a diferença iniciando a sua vida familiar com a celebração do sacramento do Matrimónio. Cabo Verde precisa mesmo de famílias cristãs...que se procurem assemelhar com a família de Nazaré...a realidade familiar aqui por estas paragens é complexa e, nem sempre...muito cristã!
Foi uma semana cheia de solenidades e muito rica liturgicamente... 


Sem comentários:

Enviar um comentário