Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















domingo, 3 de julho de 2011

Espinho Branco - Escola do EBI Nha Mita Prêra
Dia de actividades e... muitos prémios

Como já vos contei, fui apresentada  a esta simpática escola da paróquia pelo seu padrinho e pároco, Pe. Nuno, que me pediu que colaborasse com eles no que respeita à Língua Portuguesa, de modo especial com os alunos do 6º ano, finalistas, que no próximo ano lectivo transitarão para o Liceu de s. Miguel, aqui na Calheta.
Participei no Dia da Escola, em Fevereiro, e, a partir daí, fiz um programa intitulado: Ler e Escrever...para Aprender... que visava motivar os alunos para a Língua Portuguesa utilisando-a de forma mais lúdica.
Inicialmente ficou combinado que iria trabalhar com as duas turmas do 6º ano mas...muito rapidamente os professores do 5º e do 4º ano mostraram também o desejo de que eu trabalhasse com os seus alunos, uma vez que estas turmas também tinham aulas no período da tarde. Em seguida, foram os da manhã que também pediram para estar com os seus alunos, e vi-me, de repente, com oito turmas para dinamizar.
Decidi então ir uma tarde de 5ª feira e um dia completo de 2ª f, por mês, para trabalhar com todas as turmas. Com o 4º, o 5º e o 6º ano(s), estava duas vezes por mês, meia hora cada vez, com os mais pequenos, só uma manhã por mês.
As actividades foram simples mas engraçadas e todas as turmas, sem excepção, foram reagindo bem às sugestões que iam sendo feitas... Trabalhei com eles de Março a Junho. Logo em Março, quando cá estiveram as alunas do Colégio Calvão e o Prof. Jorge, passaram lá um dia comigo e assumiram ajudar também, na medida do possível, a colmatar algumas lacunas da escola ao nível de material escolar...
O nosso trabalho decorreu bastante bem e, em paralelo,  sensibilizámos algumas escolas de Portugal: Pe. António Vieira, Agrupamento de Escolas de Cadaval, Colégio Calvão e vários particulares que, corresponderam ao nosso desafio e  enviaram, generosamente, material escolar para as necessidades que iamos sentindo...
A Escola correspondeu também com muito ânimo às propostas que foram feitas e o seu corpo docente criou a letra para o Hino da Escola que entretanto nasceu e foi musicado por uma pessoa de boa vontade, a Francisca.
Bem, 27 de Junho, era o dia de actividades que "encerrava" o ano lectivo e tinha gerado muita expectativa nos alunos porque tinha sido anunciado que haveria prémios para muita gente.
Andei vários dias a distribuir o material escolar vindo de Portugal, por 214 alunos da Escola Nha Mita Prêra, fazendo "kits" individuais com prémios para todos os alunos e alguns, um pouco mais recheados, para os melhores alunos de cada turma, que entretanto tinham sido identificados pelos respectivos professores.

Assim, por volta das 10h do dia 27 de Junho, lá cheguei à escola carregada de caixotes com prémios, um por turma: oito turmas de espinho Branco e três da Achada de Espinho Branco, que também pertencem ao Pólo e com quem não consegui trabalhar.

Toda a Escola estava mobilizada, o Gestor, profº José Carlos, os professores, os alunos, alguns Encarregados de Educação e eu - Voluntária - lá estavamos alegres e felizes!
O programa incluia teatro feito pelos alunos, o Hino da Escola que se cantava pela primeira vez, concurso de leitura, declamação de poemas, música, jogo dos sentimentos (elaborado pelos alunos), MUIIIIITOS prémios, para todos os alunos e um  miminho para os professores.
Coube-me a tarefa de orientar o concurso de leitura e ser membro do júri, para além de ser "representante" de todos aqueles que tinham enviado material escolar de Portugal, e, nessa qualidade distribuir prémios a toda aquela gente.
Li, à comunidade escolar, a carta que o prof. Jorge e o Colégio Calvão enviaram e deixo-a também aqui: "Aos nossos queridos amigos da Escola Nha Mita Prêra de Espinho Branco. Ao director, prof. Zé Carlos, a todos os professores, alunos e funcionários deixamos o nosso abraço muito forte. A vossa Escola é um lugar muito especial. Vai ficar, para sempre, gravada nas nossas lembranças. Ainda mais, agora temos a responsabilidade de nos tratarmos como irmãos e por isso acreditamos que os nossos laços nunca terminarão. Essas pequenas doações, que deixámos na Calheta para vos serem entregues, são apenas o primeiro passo de um caminho de partilha que, esperamos, tenha muito futuro. O nosso Colégio de Calvão já tem, por todos vocês, um grande carinho. O nosso grupo foi porta-voz de tantas coisas bonitas que aconteceram entre nós e vocês. As imagens e as gravações que mostrámos fizeram com que toda a nossa Escola já vos conheça e tenha assumido o apoio à Escola Nha Mita Prêra. É por aqui que queremos construir caminho, no futuro. Faremos os possíveis para ajudar a vossa Escola a ser um lugar agradável onde todos se possam sentir bem. Só vos pedimos que não nos esqueçam e que retribuam as nossas pequenas partilhas com muita dedicação ao estudo. Professores, alunos e funcionários, que todos façam os seus deveres com responsabilidade. Só assim as nossas crianças poderão preparar, na Escola, o que irão ser amanhã. E para isso é necessário não esquecer todas as aprendizagens, em especial o conhecimento da Língua Portuguesa que a Professora Paula teve tanto cuidado para desenvolver ao longo deste ano.
Muito sucesso no fim-de-ano, boas férias a todos e no próximo ano escolar contamos com notícias vossas para que possamos continuar a alimentar esta partilha. Fiquem com o nosso apoio e a nossa Amizade.
Saudades a todos e a todas,
Os amigos e amigas  do Colégio de Calvão"
Depois de tudo isto passou-se ao lanche que a Escola, simpaticamente, tinha organizado e viemos cansados e felizes para casa, com algumas fotos novas e muitas ideias...porque ainda falta uma última tarefa, muito importante: elaborar o primeiro número do Jornal Escolar que se vai chamar: CAMINHANDO JUNTOS!
Aqui ficam algumas fotos que partilhamos com aqueles que nos ajudaram, para que se sintam também participantes neste projecto conjunto e neste dia festivo. 
























1 comentário:

  1. Apesar deste tempo de atraso, aproveito os dias de férias para me actualizar no blog e, inevitavelmente, comentar este post. Deixo o testemunho, na primeira pessoa, de que o trabalho na escola Nha Mita Prêra é paradigma do que foi a Missão da Paula em terras da Morabeza: carinho, generosidade, dedicação e responsabilidade. Assim se contribui para um Mundo Melhor. Assim se faz fraternidade e assim acontece Comunhão. Com muita admiração e amizade, Jorge

    ResponderEliminar