Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mensagem aos meus amigos sobre LIBERMANN

Caros amigos, hoje celebra-se o aniversário da morte de Libermann e como diz o ditado: “os amigos dos meus amigos, meus amigos são”. Libermann é um dos fundadores dos meus amigos espiritanos, quero pois dizer-vos quem foi e porque deve ainda hoje ser recordada a sua vida:
Ando a ler o pequeno livro: Orar 15 dias com François Libermann, da Paulus Editora que termina desta maneira:”Para Libermann a vida apostólica é uma vida de amor, de santidade e de sacrifício, vida à qual Jesus formou os seus discípulos, vida à qual tão estreitamente uniu sua Mãe, modelo eminente que nos mostra como viver a vida apostólica do Filho de Deus, sem opor qualquer resistência ao Espírito Santo. (…) Em Libermann, esta vida de amor, de santidade e de sacrifício (…) é a sua regra de vida, a regra da sua conduta para com todos, é o que o missionário e o cristão devem viver, fazendo-se tudo para todos.
         Bendito sejas, Deus nosso Pai, por amor deste-nos o teu Filho Jesus para nos salvar, por amor nos dás o teu Espírito Santo para nos ensinar a amar como Jesus.
         Bendito sejas, Deus nosso Pai, tu suscitas na tua Igreja verdadeiros apóstolos, testemunhas enviadas por teu Filho para viver a missão que lhe confiaste. Bendito sejas por estes homens e estas mulheres, adultos ou crianças, que, no nosso mundo ferido pelo ódio e pelo pecado, revelam o teu rosto de amor.
         Bendito sejas, Deus nosso Pai, outrora escolheste um judeu, Paulo, para ser o apóstolo do teu Filho entre as nações. No séc. XIX, escolheste um outro judeu, Libermann, para fundar uma congregação missionária ao serviço dos pobres e dos abandonados. A sua vida ilumina a nossa e mostra o que o teu Espírito pode fazer por aqueles que não lhe resistem.
         Deus é tudo! Sim, nós acreditamos que, apesar das aparências contrárias, apesar de tantos profetas anunciando a desgraça, tu conduzes as coisas com força e sabedoria. Bendito sejas, “o céu e a terra estão cheios da tua glória”. Amém!”
 
         Eu não conhecia muito sobre a vida de Libermann mas gosto daquilo que vou lendo. Gosto sempre de conhecer vidas de homens e mulheres de grandes ideais, que se deixam moldar pela acção do Espírito Santo, e deixam que a(s) sua(s) vida(s) transforme(m) a época em que viveram e mudem o mundo para melhor… É o caso da vida deste homem… Mudou a sua época, muda a nossa época, na medida em que muitas pessoas continuam a seguir o seu exemplo de vida, nos cinco continentes e mudará todas as épocas na medida em que aqueles que “o seguem” forem fiéis aos desafios que deixou e vivam, em verdade, a Regra de Vida da Congregação que fundou.
         Hoje, alegro-me e dou graças a Deus, pelos Espiritanos e Espiritanas que tenho conhecido nos últimos tempos, e são rosto fiel do zelo e da espiritualidade de Libermann, tornando vivo e actual o seu testemunho. Peço ao Senhor, por Maria, para cada um deles, o dom da perseverança e da fidelidade…



Sem comentários:

Enviar um comentário