Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















domingo, 2 de janeiro de 2011

Alegrai-vos comigo, pelas maravilhas que vamos vivendo...

Ainda o ano de 2010…

O dia 30 de Dezembro trouxe a esta paróquia a celebração do 25º matrimónio do ano de 2010… Se disser que a paróquia tem 18.000 pessoas, qualquer pessoa consegue perceber que a realidade familiar daqui não assenta prioritariamente no matrimónio… e, quando é celebrado algum, como no caso e hoje, é de pessoas que já eram casadas pelo civil…e que antes de o serem já tinham “longas” histórias de vida. O “noivo”, com mais de setenta anos, teve seis filhos de uma ou mais mulheres (???), a “noiva” , com cinquenta, tem duas filhas, de dois pais diferentes e não há nenhum filho do casal. Para estas pessoas que resolvem regularizar a sua situação de vida e contrair matrimónio, este é um momento, feliz, pois a sua vida volta à comunhão com Deus e com a Igreja… Assim, reconciliaram-se com Deus, contraíram matrimónio e receberam a Eucaristia… a festa aconteceu nos seus corações e nos daqueles, que como eu, estiveram presentes
Foi este o cenário onde o acontecimento foi vivido…

 

No dia 31 de Dezembro, estava marcada uma Vigília de Oração, para terminar o ano de 2010

Às vinte e três horas, a Igreja, estava cheia de gente, com traje de festa, e a vigília começou… Que bonita forma de os cristãos terminarem um ano civil! Dando graças a Deus pelo ano que terminava, agradecendo as coisas que nos concedeu, reconhecendo que a vida e o tempo são dons de Deus, entregando ao Senhor os irmãos doentes e em maior sofrimento (e são tantos por aqui…) e pedindo a bênção de Deus para o Novo Ano e a paz!
Nem a luz eléctrica que insistiu em faltar mesmo durante a vigília, (como falta tantas vezes e, como faltou também na Eucaristia da noite de Natal), foi impedimento para que fosse projectada uma desafiante mensagem, em PowerPoint, que a todos interpelou…
Mais uma vez, dei graças pelo zelo e pelo empenho, de quem vela para que nada aconteça por acaso e cada momento celebrativo na vida da Paróquia seja preparado para ir ao encontro dos corações daqueles que nele participam.
E quando soou a meia-noite, o Ano de 2011 foi anunciado pelo sino da Igreja que espalhou a “boa nova” e acolhido em silêncio no coração de todos e cada um daqueles que o receberam como dom e desejaram vivê-lo de forma ainda mais cristã e mais humana.
 
No exterior, a festa foi mais ruidosa e, para muitos, durou a noite toda… pois de manhã fui acordada por vozes ensonadas e barulhentas, de pessoas que passavam na rua mostrando que ainda não se tinham deitado! 

Dia de Ano Novo e Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – Festa em Achada Bolanha.
 
Hoje, a Igreja celebra a Epifania – Festa dos Reis Magos – e foram convocadas todas as crianças da catequese da Paróquia para a celebração da Eucaristia que teve a encenação da Adoração ao Menino Jesus.
A Sagrada Família, que estava na lapinha de Belém, já era nossa conhecida, era a mesma da noite de Natal e um dos mais recentes matrimónios celebrados por aqui… Os burros e restantes animais lá estavam, assim como o rei Herodes, os Reis Magos, e todos aqueles que era conveniente estarem… as crianças eram MUITAS… (mas já me disseram que o ano passado eram mais…) e estiveram muito bem, a participar com energia e entusiasmo, durante mais de duas horas… não pensem que estavam confortavelmente instaladas, vejam nas fotos que tirei… que a maioria delas estava sentada no chão duro… e nem isso foi impedimento à sua participação tão viva… levaram ainda os seus “presentes” para oferecerem ao Menino Jesus, sabendo que depois seriam oferecidos àqueles que têm mais necessidades…





   Alegremo-nos uns com os outros pelas MARAVILHAS que vamos vivendo, dando contínuas graças a Deus, por todos aqueles que SÃO ESTRELAS e em Seu nome gastam a vida para que outros O conheçam e O amem... "Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação"... (Is 52,7)

Vimos a sua estrela no Oriente
e viemos adorar o Senhor.

Oxalá cada um de nós seja ESTRELA
                                    que conduz os outros ao PRESÉPIO de BELÉM...

Alegremo-nos por todas as ESTRELAS que encontramos no nosso caminho!...

Sem comentários:

Enviar um comentário