Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















sábado, 15 de janeiro de 2011

É PRECISO MUDAR!

           No dia 5 as aulas recomeçaram e iniciámos o 2º trimestre.
“Ano Novo vida nova” diz o ditado, e eu tinha algumas resoluções para pôr em prática.
Primeira: nas aulas de Português, os alunos devem falar Português… qual é a novidade? Perguntarão certamente… E eu respondo-vos que muito poucos foram os momentos, no primeiro trimestre, em que isso aconteceu…
Já consegui “baralhar” algumas pessoas… por isso, o melhor é explicar que quando cá cheguei, encontrei alunos que não falavam nem escreviam habitualmente e, de forma correcta, em Português, embora a Língua Oficial e de ensino seja a Língua Portuguesa.
No primeiro trimestre falei Português, responderam-me em crioulo, fui corrigindo, corrigindo, explicando, motivando e agora… É PRECISO MUDAR! Vão falar em Português na sala de aula!
Gostei dos esforços que fizeram durante esta semana que passou! Prometo que darei notícias sobre o que for acontecendo.
Segunda resolução: leitura.
Muitos dos meus alunos nunca leram um livro completo… Estava combinado que na primeira sexta-feira de aulas deste período cada um deles ia trazer para a sala de aula um livro de leitura recreativa, para eu ver se estava adequado, e levar para casa para ler durante o mês de Janeiro. Em quarenta e um alunos, de duas turmas, só três apareceram com o livro mas, como eu já começo a conhecê-los, levei um saco cheio de livros para a Escola e assim, cada um levou para casa um livro, escrito em português, para ler.
Vamos ver o que vai acontecer… mas o desafio que ficou foi o de fazerem a leitura e preencherem a respectiva ficha até ao final de Janeiro.
A quase totalidade dos alunos reconheceu que durante as férias de Natal não falou, não leu e não escreveu em Língua Portuguesa.
Durante esta semana vários alunos foram trazendo o livro para a Escola, oxalá estejam a apreciar a sua companhia e aproveitem os tempos livres para irem o irem lendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário