Convite


" A Igreja convida-nos a aprender de Maria (...) a contemplar o projecto de amor do pai pela humanidade, para amá-la como Ele a ama."



Mensagem Bento XVI, Dia Mundial das Missões 2010
















segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CELEBRAR A SAGRADA FAMÍLIA...

Hoje, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família, que é padroeira da comunidade de Principal, um dos lugares desta Paróquia de S. Miguel. Foi a primeira festa local em que estive e foi festa grande. A capela esteve em obras e hoje festejava-se a conclusão das mesmas. Houve a bênção do altar, do ambão e de quatro painéis pintados sobre a Sagrada Família e a primeira comunhão de algumas crianças. Parabéns a quem mais trabalhou para que hoje a obra estivesse concluída… e bonita… mesmo sem apoios, com o esforço da Paróquia e de particulares.
Vou mostrar-vos, por imagens, aquilo que o meu olhar captou:

 

 
Fiquei feliz, comigo própria! Consegui compreender o sentido da homilia feita em crioulo forte, pelo Pe. João Baptista, superior dos Missionários Espiritanos aqui em Cabo Verde…
Qual João Baptista, o Profeta, o pregador hoje convidou as pessoas da Ribeira de Principal a olharem para o modelo da família de Nazaré, um pai e uma mãe, uma família assente no matrimónio, para acolher e apoiar o crescimento da vida de um filho… sendo cabo-verdiano, teve a ousadia de denunciar algumas das marcas da cultura local que se opõem aos valores da família e aos valores cristãos e convidou todos a terem a coragem de recomeçar a construir uma verdadeira família e aos jovens a força de esperar por uma idade mais oportuna para constituírem família.
Agradeceu e fortaleceu cada um dos membros desta comunidade na missão que já vive nesta paróquia e também deu uma palavra longa de agradecimento à Profª Paula, que veio de Portugal, sendo mulher e leiga, para colaborar com a Paróquia e a Escola, mostrando que há novas formas de se viver a Missão… Não estava à espera de tanta “visibilidade” no meio daquelas pessoas todas que eram uma multidão… uma pessoa tenta ser discreta mas às vezes é impossível!
Esta comunidade estava unida a Portugal porque à mesma hora desta Eucaristia, uma filha da terra, estava a fazer a sua profissão religiosa nas Servas da Sagrada Família… Parabéns Irmã Ana Rita!
Aqui ficam algumas das orações de um cartão que foi distribuído pelo Secretariado Paroquial da Família… bonitas para serem rezadas pelas nossas famílias…


A importância da oração familiar
Família que reza permanece unida!
Quando uma família reza, quando uma família
se reúne para se dirigir a Deus em oração, é certo
que o mundo se transforma, que algo vai mudar
nos corações dos membros da família multiplicando-se
na vida e nas relações da família humana.
“A família é o Santuário doméstico da Igreja. Em
tal sentido, a família cristã é chamada a santificar-se
e a santificar a comunidade cristã e o mundo”
Olhemos para a Família de Nazaré, como modelo
de santuário doméstico, onde se viveu a mais
elevada experiência familiar.
“O FUTURO DA HUMANIDADE
PASSA PELA FAMÍLIA”.

OS 10 MANDAMENTOS PARA A PAZ FAMILIAR

1º - Compreensão: É a possibilidade de compreender, sinónimo de tolerância para com o outro, entendimento entre todos.
2º - Carinho: Quer dizer ternura. Tratar bem as pessoas é um gesto de carinho.
3º - Respeito: É o que leva a tratar alguém com grande atenção e cuidado. O acto de respeitar é essencial para a vivência plena de outros valores da Família.
4º - Diálogo: É conversa entre duas ou mais pessoas; a partir de um diálogo sincero, é possível chegarmos a um bom entendimento familiar.
5º - Alegria: É um dos frutos do Espírito Santo. A alegria que vem de Deus é diferente porque não é passageira como a alegria do mundo. A Família deve ser alegre no seu viver.
6º - Fidelidade: Diz respeito à verdade das nossas relações. Vai desde a obrigação dos membros do casal a serem fiéis um com o outro; à consideração dos filhos de serem fiéis ao amor da família.
7º - Dedicação: É estar atento ao outro, que passa pelo amor, pelo respeito e especialmente pela atenção aos mais fracos e doentes.
8º - Paz: É também uma forma de respeito filial e de equilíbrio no lar, torna a casa um ambiente verdadeiramente familiar. E deve existir entre pais, filhos e irmãos.
9º - Oração: É saber rezar em Família. Trazermos Deus para o nosso lar e elevarmos as nossas intenções para Deus.
10º - Muito Amor: É o mandamento dos mandamentos; por ele, a família pode vivenciar todos os outros de forma plena e constante. É preciso seguir o exemplo de Cristo, o amor “que é paciente, prestativo, não é invejoso e não se incha de orgulho”. (1Cor13,4).

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Ó Sagrada Família de Nazaré,
modelo e exemplo para todas as famílias
a ti confiamos hoje as nossas famílias.
Abre o nosso coração à fé,
ajuda-nos a acolher a Palavra de Deus,
dá-nos coragem para vencermos as dificuldades,
para que a nossa casa
seja uma verdadeira comunidade de vida e de amor.
Orientai a nossa inteligência para que,
com sábio cuidado, gestos e palavras de amor,
sejamos para os filhos guias seguros
ajudando-os a descobrir
aqueles bens espirituais que são eternos.
Suscita no coração dos nossos filhos
uma consciência recta e uma vontade livre
para que crescendo em sabedoria e em graça
aprendam connosco a seguir Jesus Cristo.
Protege, guarda e santifica a nossa família.
Afasta de nós a tentação do desânimo,
da desconfiança, do ciúme e do conflito.
Concede-nos a alegria e a paz
na fidelidade aos compromissos
que assumimos no dia do nosso matrimónio!
Jesus, Maria e José: protegei o nosso lar!

       Ficam também os painéis que foram criados sobre a Sagrada Família e que agora embelezam ainda mais este espaço tão agradável:




 
Este Cabo Verdiano é o prof. Sidney, autor dos painéis, e professor na Escola Pe. Moniz. O Pe. Nuno é o pároco de S.Miguel.
PARABÉNS aos dois, pela ideia e pela obra realizada!


Sem comentários:

Enviar um comentário